LEITURA ORANTE – “Ruína de Jerusalém e fim dos tempos e testemunho nas perseguições” – Domingo 13/11/2022

13-11
Domingo 33ºC =
Lc 21,5-19 = Ruína de Jerusalém e fim dos tempos e testemunho nas perseguições

Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.

5 Como lhe chamassem a atenção para a construção do templo feito de belas pedras e enfeitado de ricos donativos, Jesus disse:
6 Dias virão em que destas coisas que vedes não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído.
7 Então o interrogaram: Mestre, quando acontecerá isso? E que sinal haverá para saber-se que isso se vai cumprir?
8 Jesus respondeu: Vede que não sejais enganados. Muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu; e ainda: O tempo está próximo. Não sigais após eles.
9 Quando ouvirdes falar de guerras e de tumultos, não vos assusteis; porque é necessário que isso aconteça primeiro, mas não virá logo o fim.
10 Disse-lhes também: Levantar-se-ão nação contra nação e reino contra reino.
11 Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu.

12 Mas, antes de tudo isso, vos lançarão as mãos e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, levando-vos à presença dos reis e dos governadores, por causa de mim. 13 Isto vos acontecerá para que vos sirva de testemunho. 14 Gravai bem no vosso espírito de não preparar vossa defesa, 15 porque eu vos darei uma palavra cheia de sabedoria, à qual não poderão resistir nem contradizer os vossos adversários.
16 Sereis entregues até por vossos pais, vossos irmãos, vossos parentes e vossos amigos, e matarão muitos de vós. 17 Sereis odiados por todos por causa do meu nome. 18 Entretanto, não se perderá um só cabelo da vossa cabeça.
19 É pela vossa constância que alcançareis a vossa salvação.*

Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.

Dias virão em que destas coisas que vedes não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído. Agora construímos nossas casas para morar, nossa sociedade para conviver. Todas as coisas que nós construímos na terra são limitadas e vão se acabando, não adianta se apegar, porque não nos acompanharão na eternidade. Tudo pode cair até as igrejas mais bonitas, até os reinos mais poderosos. Tudo cai porque é obra humana. Mas Deus fica perto de sua pequena criatura, o ser humano.

Quando ouvirdes falar de guerras e de tumultos, não vos assusteis; porque é necessário que isso aconteça primeiro, mas não virá logo o fim.
Jesus fala em destruição, falsos profetas, guerras, terremotos, pestes e doenças, perseguições e mortes…Tudo isso já aconteceu no passado e se repete hoje.
No contexto atual das mudanças climáticas, das ameaças de guerra com o uso de armas nucleares, o domínio da idolatria do dinheiro sustentado pelo sistema financeiro dos jogos da bolsa, os cristãos vivem a fé e continuam comprometidos com a justiça do reino do Pai.
Nós cristãos somos convidados a perseverar confiando no Pai, mantendo firme nosso compromisso com o Reino de Deus.

Vos perseguirão por causa de mim, eu vos darei uma palavra cheia de sabedoria, à qual não poderão resistir nem contradizer os vossos adversários. O Senhor não nos abandona: ele está conosco. Até quando a perseguição causa a morte de algum discípulo, a fé sai vitoriosa porque permite a Deus manifestar-se na fraqueza humana e na perseverança dos fiéis, que continuam a acreditar que o amor é mais forte que o mal, que a beleza é mais humana que a violência, que a justiça é mais saudável que o poder. E que essa história não termina em caos, mas em um abraço. O abraço de Deus.

Entretanto, não se perderá um só cabelo da vossa cabeça. É pela vossa constância que alcançareis a vossa salvação.
O que nós podemos fazer na atual situação de sofrimento é confiar em Deus e trabalhar para o bem dos irmãos necessitados, como Jesus ensinou. A fé nos ajuda a perseverar.

Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.

Jesus, Você gostava do Templo, e lá junto com o povo participava dos louvores ao Pai. Também nós gostamos de uma Igreja bonita, isso é legítimo. Mas você nos alerta que tudo isso é passageiro, porque tudo será destruído, e o que ficará para a eternidade será somente a caridade com que amamos a Deus e ao próximo, porque o amor é a presença ativa de Deus em nós.

Contemplação:  perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.

Oração final

O 18º CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL
é realizado em Recife (PE) durante esta semana, de 11 a 15 de novembro.

Trata-se de um momento de toda a Igreja se reunir em torno da mesa da Eucaristia para agradecer a Deus por tão grande dom. É uma oportunidade de os fiéis testemunharem a sua fé e, para a Igreja, apresentar aquilo que é a sua essência: a Eucaristia.
O Congresso Eucarístico Nacional quer refletir sobre a importância do pão espiritual, que é o próprio Cristo, e também sobre o pão material. Através da partilha da Eucaristia que fazemos na Igreja, essa reflexão deve nos levar a partilhar de igual modo o pão material, sobretudo com aqueles que mais sofrem. Jesus nos ensinou a partilhar e, se estamos unidos a Cristo, devemos estar unidos entre os irmãos, olhando as necessidades do próximo.

O Congresso Eucarístico conta com a celebração de Primeira Eucaristia nas paróquias, catequeses, feira católica, exposições e celebrações diárias. Mesmo após o Congresso, ainda haverá celebrações e alguns outros eventos, culminando com a missa do Sacramento da Crisma, no dia 5 de abril de 2023.

Leave a comment