LEITURA ORANTE – “Lição de humildade: escolher o último lugar” – Sábado 29/10/2022


30 Comum Sábado =
Lc 14,1.7-11 = Lição de humildade: escolher o último lugar.

Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.

1 Jesus entrou num sábado em casa de um fariseu notável, para uma refeição; eles o observavam.

7 Observando também como os convivas escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhes a seguinte parábola:
8 Quando fores convidado às bodas, não te sentes no primeiro lugar, pois pode ser que seja convidada outra pessoa de mais consideração do que tu,
9 e vindo o que te convidou, te diga: Cede o lugar a este. Terias então a confusão de dever ocupar o último lugar.
10 Mas, quando fores convidado, vai tomar o último lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, passa mais para cima. Então serás honrado na presença de todos os convivas.
11 Porque todo aquele que se exaltar será humilhado, e todo aquele que se humilhar será exaltado.

Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.

Um fariseu convida Jesus para fazer refeição em sua casa.
Jesus vê que os convidados escolhem os primeiros lugares e comenta o comportamento deles, não para condená-los, mas para indicar-lhes a verdade: Não escolha o primeiro lugar, não se considere melhor que os outros, mas vai sentar-te no último lugar, então quem te convidou te dirá: Amigo, passa mais para cima. Então serás honrado na presença de todos os convivas.

Quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será exaltado. No Reino de Deus ninguém pode considerar-se mais importante que os outros. Só Deus vê o valor de cada um. Ele dá a cada um segundo suas obras, feitas em espírito de serviço humilde. Quem se levanta, pisa sobre os outros, e Deus não gosta disso.
É bom sentir autoestima pelos dons que recebemos de Deus e pelo bem que fizemos. Porém a humildade está em reconhecer que tudo é dom para servir, e não para se colocar acima dos outros.
Jesus sempre fala em serviço humilde. Ele disse: “Quando tiverdes feito tudo quanto está ao vosso alcance, dizei: Somos servos inúteis, porque não fizemos nada mais do que nossa obrigação”. Quem se coloca ao serviço dos outros se humilha e Deus o exaltará. Deus gosta desta atitude, porque Ele também se põe ao nosso serviço por amor. Deus é amor que se doa gratuitamente. O poder de Deus é doar-se para fazer crescer.

Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.

Jesus, você disse: Quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será exaltado: Estas palavras exprimem a mesma convicção que Maria cantou no seu hino quando foi visitar Isabel. Que nós tenhamos o mesmo espírito dela, como os profetas que julgavam os acontecimentos humanos segundo o Espírito de Deus. Doa-nos um coração manso, capaz de se colocar ao serviço de quem necessita, sem olhar ao retorno, ou vantagens humanas.

Contemplação:  perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.

Oração final