LEITURA ORANTE – “Herodes ameaça e Jesus lamenta a triste sorte de Jerusalém!” – Quinta-feira 27/10/2022

30 Comum Quinta f. =
Lc 13,31-35 = Herodes ameaça e Jesus lamenta a triste sorte de Jerusalém!

Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.

31 No mesmo dia chegaram alguns dos fariseus, dizendo a Jesus: Sai e vai-te daqui, porque Herodes te quer matar.
32 Disse-lhes ele: Ide dizer a essa raposa: eis que expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e ao terceiro dia terminarei a minha vida.*
33 É necessário, todavia, que eu caminhe hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não é admissível que um profeta morra fora de Jerusalém.*
34 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os enviados de Deus, quantas vezes quis ajuntar os teus filhos, como a galinha abriga a sua ninhada debaixo das asas, mas não o quiseste!
35 Eis que vos ficará deserta a vossa casa. Digo-vos, porém, que não me vereis até que venha o dia em que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor!*

Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.

Deus ama o Filho Jesus e lhe dá a missão de chamar a humanidade à conversão de sua maldade. Jesus está consciente dos perigos sabe que no cumprimento de sua missão deverá enfrentar a reação dos maus e ser morto, porém sua missão será vitoriosa pela ressurreição.

Jerusalém era o centro religioso e civil de Israel. E Jesus dizia claramente: “Eu devo ir para Jerusalém, a cidade santa, para ali proclamar o Reino de Deus”. b

Os fariseus tentavam obstaculizar a ida de Jesus em Jerusalém, e o avisam que o rei Herodes ameaça matá-lo.
Jesus lhes responde: “Eu devo ir lá aconteça o que acontecer. Eu confio no Pai, eu estou nas mãos do Pai. Eu continuo anunciando o Reino de Deus até que o Pai me dá a vida, quando ele achar que está na hora de terminar o meu trabalho, estarei pronto. Não tenho medo, eu estou nas mãos do Pai, e um dia vocês dirão: “Bendito o que vem em nome do Senhor”.

Jesus ama Jerusalém e lamenta a triste sorte desta cidade santa que durante mil anos foi o centro da fé do povo de Deus: ele recorda a vida sofrida dos profetas que anunciaram a Palavra de Deus: “Esta cidade que mata os profetas será destruída e abandonada”. Isto aconteceu quarenta anos depois, Jerusalém foi incendiada e destruída.

Também hoje os poderosos rejeitam Jesus e todos aqueles que anunciam a verdade de Deus.

Jesus cumpriu sua missão com dedicação, força e alegria. Nós vamos aprender dele.

No nosso dia a dia encontramos os sofrimentos. É bom pedir a Deus que nos liberte, porém sempre dizendo “seja feita a vossa vontade”, e pedir a coragem para suportar com paciência os sofrimentos que não podemos evitar. Este amor paciente é uma grande graça que nos une aos sofrimentos da Paixão que Jesus aceitou com amor para salvar a humanidade de seus pecados.

E hoje os pecados são muitos, o maior pecado de nossa sociedade é recusar o amor de Deus e querer organizar a vida independente de Deus. Onde é recusado o Espírito de Deus as portas estão abertas para o espírito do mal.

Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.

Jesus, como você e os profetas, também nós estamos nas mãos de Deus que é Pai. O importante é fazer a vontade do Pai, acolher as alegrias que ele nos oferece e o sofrimento que ele permite em nossa vida.
Porém às vezes preferimos fazer a nossa vontade para satisfazer nosso comodismo. Perdão, Senhor.

Contemplação:  perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.

Oração final