LEITURA ORANTE – “Cura de uma mulher encurvada” – Segunda-feira 24/10/2022
30 Comum Segunda =
Lc 13,10-17 = Cura de uma mulher encurvada.
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
10 Estava Jesus ensinando na sinagoga em um sábado.
11 Havia ali uma mulher que, havia dezoito anos, era possessa de um espírito que a detinha doente: andava curvada e não podia absolutamente erguer-se.
12 Ao vê-la, Jesus a chamou e disse-lhe: Estás livre da tua doença.
13 Impôs-lhe as mãos e no mesmo instante ela se endireitou, glorificando a Deus.
14 Mas o chefe da sinagoga, indignado de ver que Jesus curava no sábado, disse ao povo: São seis os dias em que se deve trabalhar; vinde, pois, nestes dias para vos curar, mas não em dia de sábado.*
15 Hipócritas!, disse-lhes o Senhor. Não desamarra cada um de vós no sábado o seu boi ou o seu jumento da manjedoura, para os levar a beber?
16 Esta filha de Abraão, que Satanás paralisava há dezoito anos, não devia ser livre desta prisão, em dia de sábado?
17 Ao proferir estas palavras, todos os seus adversários se encheram de confusão, ao passo que todo o povo, à vista de todos os milagres que ele realizava, se entusiasmava.
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
Jesus está na Judeia, onde escribas e fariseus mantinham forte controle sobre a observância religiosa. É dia de sábado e Jesus vai à sinagoga. Na frente de Jesus está uma situação triste. Uma mulher doente encurvada, oprimida pelo espírito do mal, incapaz de se endireitar. Jesus se comove ao ver o sofrimento desta mulher e a liberta do poder do espírito do mal.
Enquanto o povo se alegra e louva a Deus pelas maravilhas que Jesus faz, os inimigos ficam confusos. O chefe da sinagoga quer conservar a sua autoridade e critica a mulher que está na frente de Jesus, mas na realidade ele quer criticar Jesus que curou em dia de sábado.
E Jesus corrige o fariseu: “Você leva seu boi ou jumento na fonte para beber também em dia de sábado? Vocês são hipócritas porque interpretam a lei em modo duro para os pobres e em modo brando para vocês, para seus interesses”.
Assim Jesus ajuda o povo a entender o verdadeiro sentido do descanso semanal.
Hoje nós cristãos dizemos que o domingo é o Dia do Senhor para o nosso encontro com o Pai e para a convivência com a família, mas a opinião comum divulga que domingo é fim de semana para lazer.
Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.
Jesus, o povo se alegra vendo as curas e os milagres, mas você está querendo mostrar que o dia do descanso é para se encher de compaixão e fazer as obras de misericórdia para os necessitados. Ajuda-nos a compreender que o domingo é o dia da ressurreição, festa da vida, e aumentar as atenções para a nossa família e a comunidade. Ajuda-nos também a entender que Deus quer a vida, e toda lei deve ser entendida em favor do ser humano.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.
Oração final