LEITURA ORANTE – “Vim trazer à terra fogo, separação, divisão…” – Quinta-feira 20/10/2022
29 Comum Quinta f. =
Lc 12,49-53 = Vim trazer à terra fogo, separação, divisão…
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
49 Eu vim lançar fogo à terra, e que tenho eu a desejar se ele já está aceso?
50 Mas devo ser batizado num batismo; e quanto anseio até que ele se cumpra!*
51 Julgais que vim trazer paz à terra? Não, digo-vos, mas separação.*
52 Pois de ora em diante haverá numa mesma casa cinco pessoas divididas, três contra duas, e duas contra três;
53 estarão divididos: o pai contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora, e a nora contra a sogra.
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
Jesus está em Jerusalém enfrentando a oposição de seus inimigos:
“Eu vim lançar fogo sobre a terra e como gostaria que já fosse aceso”. É o fogo do Espírito Santo que ilumina e acalenta os discípulos e neles queima a acomodação no pecado. De fato, Jesus no cumprimento de sua missão encontrou sempre a oposição das lideranças tão violenta que terminou na cruz.
Jesus vai derramar seu Espírito sobre a humanidade através de sua paixão e morte, que ele chama de “batismo”.
Devo ser batizado num batismo. Este batismo é o mergulho no sofrimento da paixão. Jesus previne seus discípulos que devem ficar preparados porque também eles encontrarão oposição até na própria família porque quem prefere vida fácil sente-se incomodado por quem vive a radicalidade do Evangelho.
“Vós pensais que eu vim trazer paz sobre a terra. Não vim trazer paz, mas divisão”. O quarto mandamento é amor e respeito para com os familiares, mas quando pais e parentes são um obstáculo para se cumprir a vontade de Deus, aí surge a divisão: “pai contra filho…”.
Na sociedade quem é egoísta, quem pensa só para si, quer dominar. E quando alguém tem um pensamento diferente, acontece um atrito, uma divisão. Até na Igreja sempre houve atrito e divisões. Neste mundo materialista quem procura o amor a Deus e o amor ao próximo com certeza encontrará dificuldades.
A verdadeira paz está na consciência tranquila. Quando trabalhamos honestamente para o Reino de Deus, não devemos ter medo de perseguições e nem de nosso insucesso humano. Deus saberá transformar todo sofrimento em realização positiva para a salvação da humanidade.
Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.
Senhor Jesus, eu confio em você e quero seguir não somente nos tempos de sucesso, mas também nos tempos de dificuldade e perseguição. Hoje os inimigos da fé cristã se manifestam, tem a força do dinheiro e dos meios de comunicação. Quero manifestar minha fé, mantê-la viva e quando eu receber alguma crítica, ou gozação por causa de minha fé, e por isso peço o seu Espírito que ilumina e acalenta, que eu não me acanhe, mas siga em frente junto com você.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.
Oração final
Domingo 23 de outubro dia das MISSÕES e da Santa Infância