LEITURA ORANTE – “Instruções de Jesus aos discípulos para serem firmes na perseguição.” – Sábado 15/10/2022

28 Comum Sábado =
Lc 12,8-12 = Instruções de Jesus aos discípulos para serem firmes na perseguição.

Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.

8 Digo-vos: todo o que me reconhecer diante dos homens, também o Filho do Homem o reconhecerá diante dos anjos de Deus;
9 mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus.
10 Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.*
11 Quando, porém, vos levarem às sinagogas, perante os magistrados e as autoridades, não vos preocupeis com o que haveis de falar em vossa defesa,
12 porque o Espírito Santo vos inspirará naquela hora o que deveis dizer.

Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.

Jesus está em viagem para Jerusalém onde haverá perseguições, e adverte os discípulos para não vacilar nas dificuldades. Jesus lembra-nos de que “reconhecê-lo ou negá-lo diante dos homens” traz graves consequências para nossa vida.

Jesus nos fortifica com a luz do Espírito Santo e quem testemunhar o Filho do homem diante dos homens, receberá testemunho diante dos anjos de Deus. O discípulo que foi iluminado pelo Espírito deve testemunhar também nas perseguições.

Ao contrário quem foi iluminado pelo Espírito Santo, e assim mesmo nega sua fé em Jesus, não será perdoado porque nega a verdade que reconheceu e confessou, porque fechou seu coração ao compromisso com Jesus.

É diferente o caso de quem conheceu Jesus como um simples homem, mas ainda não foi iluminado pelo Espírito Santo: se falar contra Jesus, poderá ser perdoado por motivo de sua ignorância.

Quem foi iluminado pelo Espírito evangelizará também nas dificuldades: na frente dos tribunais tem ocasião de confessar sua fé sem medo, porque nas dificuldades é o Espírito que dá testemunho de Jesus.

Geralmente nosso testemunho de Jesus está manifestado pelas nossas ações, pelo nosso comportamento, honestidade, perdão e serviço aos outros. À primeira vista, parece que raramente negamos nosso Senhor diante dos homens. Mas é necessário lembrar que muitas vezes não damos um testemunho cristão por acomodação, ou por medo de zombaria, desprezo até a perseguição.

Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.

Senhor Jesus, que eu seja sempre pronto a dar testemunho da fé e com as palavras e ações mostre a esperança que tenho em você.
Que o seu Espírito sempre me fortifique para ser fiel a você mesmo quando encontrar quem me perseguir por não concordar com as injustiças, ou quem zomba da minha fé.

Contemplação:  perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.

A mártir Maria Benigna será declarada Beata segunda-feira, com a missa de ação de graças.
A beatificação da Menina Benigna começa a ser preparada neste sábado (15), quando começa a 19ª Romaria de Benigna, promovida pela diocese de Crato. O 15 de outubro é especial porque de aniversário de mártir que, se fosse viva, estaria completando 94 anos de idade. A romaria segue com novenas e missas diárias em honra à próxima beata do Brasil e a primeira do Ceará.
No dia 23 de outubro terá Romaria das Crianças.

A solenidade de beatificação é em 24 de outubro, uma segunda-feira, com a missa de ação de graças e entronização da imagem de Benigna no dia seguinte, em 25 de outubro.
“Participe deste momento histórico, cheio de fé e marcante para a nossa religiosidade”, convidou, então, o Padre Paulo Lemos Pereira, pároco da Paróquia Senhora Sant’Ana, da cidade de Santana do Cariri, no Ceará.

Oração final

Leave a comment