28 Comum Quinta f. =
Lc 11,47-54 = Ai de vós, que matais os justos e impedis a prática do bem!
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
47 Ai de vós, que edificais sepulcros para os profetas que vossos pais mataram.
48 Vós servis assim de testemunhas das obras de vossos pais e as aprovais, porque em verdade eles os mataram, mas vós lhes edificais os sepulcros.
49 Por isso, também disse a sabedoria de Deus: Enviar-lhes-ei profetas e apóstolos, mas eles darão a morte a uns e perseguirão a outros.
50 E assim se pedirá conta a esta geração do sangue de todos os profetas derramado desde a criação do mundo,
51 desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi assassinado entre o altar e o templo. Sim, declaro-vos que se pedirá conta disso a esta geração!
52 Ai de vós, doutores da lei, que tomastes a chave da ciência, e vós mesmos não entrastes e impedistes aos que vinham para entrar.
53 Depois que Jesus saiu dali, os escribas e fariseus começaram a importuná-lo fortemente e a persegui-lo com muitas perguntas,
54 armando-lhe desta maneira ciladas, e procurando surpreendê-lo nalguma palavra de sua boca.
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
Deus envia profetas e apóstolos a seu povo, para mostrar o caminho verdadeiro. Porém as autoridades e as lideranças veem estes profetas como obstáculos que se oporem aos próprios interesses. E ficam criticando, perseguindo e até matando.
Jesus denuncia esta atitude orgulhosa e violenta dos que usam sua autoridade em proveito próprio, e contra o povo. E o povo fica confuso porque com a confusão de opiniões é difícil entender qual é o caminho de Deus.
Muitos sentem-se donos do povo e os profetas denunciam a opressão dos mais fracos. Quantos profetas e apóstolos de Deus foram mortos por causa da justiça, por causa da fé. Realmente não devemos estranhar a oposição do mal contra o bem. Jesus adverte: “Ai de vós! Sua responsabilidade é grande. Deus vai pedir conta de todas as injustiças praticadas contra seus enviados”.
Também hoje em nome da ciência e da liberdade são divulgadas as doutrinas e as leis mais perversas que permitem que a economia neoliberal domine o mundo, dá mais valor ao lucro do que às pessoas. Esta civilização materialista espezinha os trabalhadores pobres, ensina nas escolas as crianças com falsas teorias de gênero, promove seleção genética para escolher o filho mais sadio e eliminar os outros…
Nós não podemos vacilar, devemos nos manter firmes na fé, na defesa do ser humano que é amado por Deus: “Quem perseverar até o fim será salvo”.
Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.
Senhor Jesus, você testemunhou a verdade do Pai perante o mundo, incomodou os que dominavam o povo, e por isso pagou com a vida. Ajuda-nos a sempre ter misericórdia com os que erram. Também ensina-nos a sermos vigilantes a respeito destas ideias de falsa liberdade e falsa ciência. Lembra-nos que não somos donos, mas criaturas que dependem de Deus, e um dia vamos prestar contas a ele.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.
Oração final: