Peregrinação aos Santuários

Moscou (AsiaNews) – A temporada de verão na Rússia mostrou um fenômeno significativo: o grande aumento das longas peregrinações aos santuários do país. Isso foi revelado por uma investigação de Moskovskij Komsomolets. Já havia surgido com a pandemia, e o mesmo acontece com a agressão contra a Ucrânia. Muitos russos buscam o conforto de santos e ícones sagrados, juntamente com a bênção de monges e “starets” (místicos) em lugares sagrados, muitas vezes distantes.

Na Rússia, durante os meses de verão, acontecem as grandes peregrinações dos fiéis ortodoxos aos grandes santuários:
São pelo menos vinte Santuários, e em torno deles se cria uma comunidade de fiéis e pessoas em busca de conforto e sentido nos trágicos acontecimentos atuais.

A mais grandiosa e solene das peregrinações é a que acontece de São Petersburgo a Ecaterimburgo: 3.500 quilômetros a pé ao longo de três meses e meio, em um fluxo ininterrupto entre maio e julho.

A verdadeira peregrinação, de acordo com as antigas tradições russas, envolve a maior participação possível do povo, e mesmo nos tempos soviéticos as pessoas se reuniam apesar das proibições oficiais, quando as peregrinações eram consideradas “manifestações ilegais”.

A maior reunião dos “portadores da cruz” este ano foi a viagem do “grande filme” de Kirov, ao longo do rio Vyatka, um grande afluente do Volga, até o local onde o ícone milagroso de São Pedro Nicholas foi encontrado na aldeia de Velikoretskoe. As comemorações solenes de 8 de junho reuniram cerca de 25 mil pessoas.

Muitos peregrinos disseram ter feito a peregrinação por compaixão pelos que sofrem com a guerra, tanto entre os agredidos como entre os patriotas e os mobilizados e suas famílias, sem saber como encontrar a paz interiormente.

A peregrinação combina os sentimentos do “cristianismo militante”, retratando o desfile do Exército Celestial, com a humilhação da jornada dos penitentes: em ambos os casos, é considerado o único caminho possível para a redenção. procurando abster-se do fumo e do álcool e escutar as advertências dos santos monges que convidam a confiar somente em Deus, e não nos desígnios dos homens: “É Ele que vos conduz à verdadeira meta da peregrinação da vida”.

LEITURA ORANTE – “As bodas de Cana” – Quarta-feira 12/10/2022

Quarta f. 12 de outubro
NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA =
Jo 2,1-11 As bodas de Cana

Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Em de outubro de 1717, três pescadores: Filipe Pedroso, Domingos Garcia e João Alves, ao lançarem sua rede para pescar nas águas do rio Paraíba, colheram na rede a imagem de N. Senhora da Conceição, no lugar denominado Porto do Itaguassu. Filipe Pedroso levou-a e a guardou até 1732, quando a entregou a seu filho Atanásio Pedroso. Este construiu um pequeno oratório onde colocou a imagem da Virgem que ali permaneceu até 1743.
Todos os sábados, a vizinhança reunia-se no pequeno oratório para rezar o terço. Devido a ocorrência de milagres, a devoção a Nossa Senhora começou a divulgar-se, com o nome de Nossa Senhora Aparecida.
A 26 de Julho de 1745 foi inaugurada a primeira Capela.
A 16 julho de 1930 o Papa Pio X proclamou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil.

Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.

Jo 2,1-11 As bodas de Caná
1 Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe de Jesus.
2 Também foram convidados Jesus e os seus discípulos.
3 Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho.
4 Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou.*
5 Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser.
6 Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas.*
7 Jesus ordena-lhes: Enchei as talhas de água. Eles encheram-nas até em cima.
8 Tirai agora , disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes. E levaram.
9 Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo
10 e disse-lhe: É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora.
11 Este foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galiléia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.

Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.

Jesus foi convidado a um casamento em Caná, na Galileia, provavelmente os noivos eram parentes de Jesus, e ele foi convidado a participar com os discípulos.

Vinho, numa festa de casamento era sinal de alegria. De repente faltou vinho, e os noivos começaram a passar vergonha, então aquele casamento, aquela festa, ia acabar em tristeza.

Maria a mãe de Jesus estava presente, ajudando na cozinha. Viu a situação embaraçosa para os noivos e suas famílias, e logo foi a Jesus para informa-lo desta situação, e para que ele fizesse alguma coisa. Ela sabia que Jesus era o Messias. Foi a primeira a ter fé em seu poder messiânico.
Jesus acolheu o que a Mãe pedia e mandou os serventes encher as talhas de água.

Os profetas anunciaram o Messias, por meio das imagens da abundância de vinho, abundância de trigo. E nós vemos agora Jesus oferecendo o vinho do melhor: para os discípulos é um sinal claro que Jesus é o Messias.
Jesus ofereceu os sinais de sua missão. Ele é o Messias. Os discípulos creram em Jesus porque ele manifestou quem ele é realmente, a sua glória.

Em Cana Maria intercede em favor dos noivos que estão em apuros. Durante a história da Igreja Maria sempre intercede em favor dos cristãos.

Em Aparecida a 300 anos Nossa Senhora está derramando suas graças para o Brasil.

Em Medjugorie a mais de 40 anos Nossa Senhora está aparecendo e faz um convite urgente para a conversão e a paz com Deus e entre os homens. Ela pede e agradece nossa colaboração oferecendo oração e jejum.
Oremos pedindo a paz nestes dias em que muitos estão sofrendo por guerras provocadas pela ganância humana.

ORAR com o canto tão comum em nosso Brasil

  1. Santa Mãe Maria, nesta travessia,/
    cubra-nos teu manto cor de anil./
    guarda nossa vida, Mãe Aparecida,/
    santa padroeira do Brasil.
    Ave, Maria! Ave, Maria! (2x)
  2. Mulher peregrina, força feminina,/
    a mais importante que existiu.
    Com justiça queres que nossas mulheres/
    sejam construtoras do Brasil.
  3. Com amor divino, guarda os peregrinos,/
    nesta caminhada para o além,/
    dá-lhes companhia, pois também um dia/
    foste peregrina de Belém.

Contemplação:  perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.

Oração final:

DAI-NOS A BÊNÇÃO, OH MÃE QUERIDA
NOSSA SENHORA APARECIDA (BIS)

SOB ESSE MANTO O AZUL DO CÉU
GUARDAI-NOS SEMPRE NO AMOR DE DEUS (BIS)

EU ME CONSAGRO AO VOSSO AMOR
OH MÃE QUERIDA DO SALVADOR (BIS)

SOIS NOSSA VIDA SOIS NOSSA LUZ
OH MÃE QUERIDA DO MEU JESUS (BIS)