LEITURA ORANTE – “Cura dos dez leprosos” – Domingo 09/10/2022

Domingo 28ºC =
Lc 17,11-19 = Cura dos dez leprosos

Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.

11 Sempre em caminho para Jerusalém, Jesus passava pelos confins da Samaria e da Galiléia.
12 Ao entrar numa aldeia, vieram-lhe ao encontro dez leprosos, que pararam ao longe e elevaram a voz, clamando:*
13 Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!
14 Jesus viu-os e disse-lhes: Ide, mostrai-vos ao sacerdote. E quando eles iam andando, ficaram curados.
15 Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em alta voz.
16 Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradecia. E era um samaritano.
17 Jesus lhe disse: Não ficaram curados todos os dez? Onde estão os outros nove?
18 Não se achou senão este estrangeiro que voltasse para agradecer a Deus?!
19 E acrescentou: Levanta-te e vai, tua fé te salvou.

Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.

Naquele tempo não havia remédios contra a hanseníase e as feridas estavam à vista de todos, fedidas, feias. Os leprosos eram excluídos do convívio com os outros. Viviam geralmente fora dos povoados, pedindo esmola na estrada.

Dez leprosos estão unidos pela mesma doença, param à distância e juntos gritam pedindo a cura: “Jesus , Mestre tem compaixão de nós”. Jesus não cura na hora, mas pede fé: “Ide e apresentai-vos aos sacerdotes”. Não estão curados, mas devem ter fé para serem curados e devem ir ao sacerdote para receber o atestado da cura. Enquanto estão a caminho são curados.

A cura é um sinal do amor de Deus que ama todas suas criaturas, bons e maus.
Um samaritano volta a Jesus para agradecer e louvar a Deus. Tem fé não só para pedir a cura do corpo, mas também para voltar e louvar a Deus. Jesus o elogia porque sabe agradecer pela cura e afirma: “A tua fé te salvou”. Esta é a fé que salva, une a Deus e faz discípulos. Só um teve fé salvífica que levou ao agradecimento: reconheceu a Cristo Salvador e não somente a Cristo curandeiro. A fé que salva é amor e compromisso com o Salvador.

Há uma Fé pedindo cura, mas não salva, os dez leprosos pedem a graça: devem ter fé e devem ir ao sacerdote para receber o atestado de saúde. Enquanto estão a caminho são curados, mas não estão salvos.
Há uma Fé que salva. O samaritano não conhece toda a lei e os profetas, mas louva a Deus, reconhece com gratidão o dom recebido, e volta a Jesus para glorificar a Deus. “A tua fé te salvou”: tem fé não só para pedir a cura do corpo, mas também para agradecer e louvar a Deus: Esta é a fé que une a Deus e salva.

O pecado é lepra da alma. Só um teve fé salvífica que levou ao agradecimento: reconheceu a Cristo Salvador e não somente a Cristo taumaturgo. A fé que salva é amor e compromisso com o Salvador.

Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.

Jesus, O pecado é lepra da alma. “Mestre, tem compaixão de nós”. Normalmente sabemos agradecer os benefícios que recebemos dos homens; mas nos esquecemos de sermos agradecidos para com Deus. Agradecer a vida, a fé, o alimento, o ar que respiramos, a saúde, as oportunidades da vida. Tudo é dom do Pai, e Jesus é o grande dom para a salvação. Que eu não me limite somente a pedir ao Pai cura e saúde, mas em primeiro lugar a fé da salvação. E que saiba agradecer e louvar também na frente dos outros, como o samaritano.

Contemplação:  perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.

Oração final:

Leave a comment