26 Comum Segunda =
Lc 9,46-50 = Vaidade e ciúme. Quem é o maior? ser como criança…
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º LER Escuta a Palavra de Deus!
46 Veio-lhes então o pensamento de qual deles seria o maior.
47 Penetrando Jesus nos pensamentos de seus corações, tomou um menino, colocou-o junto de si e disse-lhes:
48 Todo o que recebe este menino em meu nome, a mim é que recebe; e quem recebe a mim, recebe aquele que me enviou; pois quem dentre vós for o menor, esse será grande.
49 João tomou a palavra e disse: Mestre, vimos um homem que expelia demônios em teu nome, e nós lho proibimos, porque não é dos nossos.
50 Mas Jesus lhe disse: Não lho proibais; porque, o que não é contra vós, é a vosso favor.
2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra
Jesus está indo para Jerusalém, onde acontecerá a sua Páscoa: Paixão e glorificação e aos poucos está formando seus discípulos.
Os discípulos não compreendem, e até tem disputas de poder: No Reino do Messias quem é o mais importante, quem tem poder para mandar?
Jesus põe uma criança no meio deles e mostra que no reino de Deus o mais importante é aquele que mais necessita de nossa atenção: o pequeno, uma criança que necessita de tudo, e não nos pode recompensar. O menor será servido em nome de Jesus, sabendo que o Pai acolhe quem acolhe Jesus.
Ainda hoje quantas pessoas se consagram a Jesus Cristo colocando-se ao serviço dos necessitados, pobres, sozinhos, excepcionais… Agradeçamos a Deus por todos estes consagrados.
Novamente discípulos não compreendem, e até acham que tem direitos sobre Jesus. Mas no Reino de Deus quem tem autoridade para mandar? Os discípulos estão questionando e acham errado usar o nome de Jesus sem estar “oficialmente” incorporados ao grupo de seus discípulos, e acham que tem autoridade para proibir.
Jesus responde: “Não proíbam, porque quem não é contra vocês é a favor de vocês”.
A Igreja não é proprietária de Jesus, mas é sacramento que leva Jesus ao mundo. Não podemos ter ciúme do bem feito por pessoas ou grupos que não estão ligados à nossa Igreja.
O Espírito de Jesus está agindo onde quer: o essencial é que o plano de Deus seja levado adiante. O povo de Deus é mais amplo que a Igreja institucional. Que o nosso coração seja sem malícia, simples como uma criança e a comunidade dos discípulos de Jesus seja servidora e tolerante, não autoritária.
3º ORAR. Dialogar com Deus
Senhor Jesus, peço me dê o discernimento para ver a ação do Espírito de Deus em todo o bem que é realizado.
Ainda hoje quantas pessoas da Igreja católica, de Igrejas evangélicas, e de outras religiões se colocam ao serviço dos necessitados, pobres desamparados e fazem o bem.
Elas não estão inseridas nas estruturas da nossa Igreja. Quero louvar ao Pai junto com todos eles e me unir a este grande oferecimento de serviço que sobe da humanidade a Deus.
4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?
As palavras e a reflexão deixam lugar ao silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.
Contemplar com amor o que senti no coração durante este encontro com Deus.
ORAÇÃO FINAL em agradecimento
Pedimos o dom do Espírito Santo sobre a Igreja na caminhada do Sínodo.
Aqui estamos diante de vós, Espírito Santo: estamos todos reunidos no vosso nome.
Vinde a nós, assisti-nos, descei aos nossos corações.
Ensinai-nos o que devemos fazer, mostrai-nos o caminho a seguir, todos juntos.
Não permitais que a justiça seja lesada por nós, pecadores, que a ignorância não nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas nos torne parciais, para que sejamos um em vós, e nunca nos separemos da verdade.
Pedimos isso a vós, que, sempre e em toda parte, agis em comunhão com o Pai e o Filho pelos séculos dos séculos. Amém.