LEITURA ORANTE -“Parábola do rico e do pobre Lázaro” – Domingo 25/09/2022
Domingo 26ºC =
Lc 16,19-31 = Parábola do rico e do pobre Lázaro
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º LER Escuta a Palavra de Deus!
19 Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho finíssimo, e que todos os dias se banqueteava e se regalava.
20 Havia também um mendigo, por nome Lázaro, todo coberto de chagas, que estava deitado à porta do rico.
21 Ele avidamente desejava matar a fome com as migalhas que caíam da mesa do rico… Até os cães iam lamber-lhe as chagas.
22 Ora, aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos ao seio de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado.
23 E estando ele nos tormentos do inferno, levantou os olhos e viu, ao longe, Abraão e Lázaro no seu seio.
24 Gritou, então: – Pai Abraão, compadece-te de mim e manda Lázaro que molhe em água a ponta de seu dedo, a fim de me refrescar a língua, pois sou cruelmente atormentado nestas chamas.
25 Abraão, porém, replicou: – Filho, lembra-te de que recebeste teus bens em vida, mas Lázaro, males; por isso ele agora aqui é consolado, mas tu estás em tormento.
26 Além de tudo, há entre nós e vós um grande abismo, de maneira que, os que querem passar daqui para vós, não o podem, nem os de lá passar para cá.
27 O rico disse: – Rogo-te então, pai, que mandes Lázaro à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos,
28 para lhes testemunhar, que não aconteça virem também eles parar neste lugar de tormentos.
29 Abraão respondeu: – Eles lá têm Moisés e os profetas; ouçam-nos!
30 O rico replicou: – Não, pai Abraão; mas se for a eles algum dos mortos, arrepender-se-ão.
31 Abraão respondeu-lhe: – Se não ouvirem a Moisés e aos profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite algum dos mortos.
2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra
Jesus apresenta a sorte do rico que confia na riqueza, e do pobre que confia em Deus: O nome Lazaro significa “Deus ajuda”. Deus ama a todos nós porque somos suas criaturas, ajuda todos, mas quer a solidariedade entre nós.
O rico conhece Moisés e os profetas, mas sua alegria está em seus bens materiais. Não tem amor ao próximo, não obedece à Palavra de Deus. O rico está em sua casa, satisfeito de seu conforto e não se importa com o pobre sofredor. O mal para o rico está em desprezar o necessitado, desinteressar-se dele.
Quem confia só em suas forças, em suas riquezas, não confia em Deus. Quem não quer se desapegar do conforto das coisas, não larga delas nem vendo ressuscitar mortos.
O rico recebe funerais ricos na terra, mas ele mesmo permanece enterrado em sua maldade, no lugar dos tormentos. O abismo significa que o rico está separado de Deus para sempre porque fechado em si e nos seus interesses. Deus é santo, e não pode aceitar perto de si quem está no pecado.
O rico pede “que mandes Lázaro à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos, para lhes testemunhar, que não aconteça virem também eles parar neste lugar de tormentos”.
O rico e seus irmãos conhecem os profetas que proclamam a fidelidade aos mandamentos, mas se eles não obedecem aos profetas, não se converterão nem por um sinal extraordinário, porque a conversão acontece só num coração humilde que reconhece sua fraqueza.
“Lazaro” significa “Deus ajuda”. Lázaro é pobre, não quer os males, mas suporta-os com paciência e recorre a Deus que não falha com ele. Quando morre é levado ao paraíso, junto de Deus. Geralmente os pobres tem poucos bens materiais criando barreiras, portanto eles têm mais facilidade no encontro com Deus.
Quem é Lázaro? Onde ele está?
Por que Jesus contou esta parábola?
Lázaro é todo sofredor que está necessitando de nossa ajuda, está perto de nós esperando que sentemos ao lado dele e demos atenção a ele em seus sofrimentos. Jesus pede que abramos o coração repartindo com ele nossa atenção, nossos bens materiais e espirituais.
Em nosso egoísmo temos pouca solidariedade e achamos normal que haja pobres sofredores. Não esperemos abrir os olhos quando for tarde demais.
Os jornais nos oferecem continuamente notícias sobre os sofrimentos de nossos irmãos. O perigo é nos acostumar e ficar insensíveis.
ORAR: Deus escuta não as palavras, mas o desejo do coração.
Jesus, ajuda-me a entender que Deus ama todo ser humano, rico ou pobre, jovem ou velho, sadio ou doente, bom ou mau, homem ou mulher: ama a todos nós porque somos suas criaturas. Deus concede seus bens em modo diferente e pede amor para repartir com os outros. Concede-nos o dom da caridade para que tenhamos solidariedade entre nós, e quem recebe mais, seja solidário com o outro que recebe menos.
4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?
As palavras e a reflexão deixam lugar ao silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.
Contemplar com amor o que senti no coração durante este encontro com Deus.
ORAÇÃO FINAL em agradecimento
Pedimos o dom do Espírito Santo sobre a Igreja na caminhada do Sínodo.
Aqui estamos diante de vós, Espírito Santo: estamos todos reunidos no vosso nome.
Vinde a nós, assisti-nos, descei aos nossos corações.
Ensinai-nos o que devemos fazer, mostrai-nos o caminho a seguir, todos juntos.
Não permitais que a justiça seja lesada por nós, pecadores, que a ignorância não nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas nos torne parciais, para que sejamos um em vós, e nunca nos separemos da verdade.
Pedimos isso a vós, que, sempre e em toda parte, agis em comunhão com o Pai e o Filho pelos séculos dos séculos. Amém.