LEITURA ORANTE -“Pedro declara sua fé em Jesus; Jesus anuncia sua Paixão.” – Sexta-feira 23/09/2022

25 Comum Sexta f. =
Lc 9,18-22 = Pedro declara sua fé em Jesus; Jesus anuncia sua Paixão.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º LER Escuta a Palavra de Deus!

18 Num dia em que ele estava a orar a sós com os discípulos, perguntou-lhes: Quem dizem que eu sou?
19 Responderam-lhe: Uns dizem que és João Batista; outros, Elias; outros pensam que ressuscitou algum dos antigos profetas.
20 Perguntou-lhes, então: E vós, quem dizeis que eu sou? Pedro respondeu: O Cristo de Deus.
21 Ordenou-lhes energicamente que não o dissessem a ninguém.
22 Ele acrescentou: É necessário que o Filho do Homem padeça muitas coisas, seja rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas. É necessário que seja levado à morte e que ressuscite ao terceiro dia.

2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra

Deus prometeu formar uma Nova Aliança através do Messias, mas o povo esperava um rei poderoso da descendência real de Davi para restaurar o reino de Israel.
Porém através do profeta Isaías, Deus prometeu enviar o Messias não como um rei poderoso, mas como um servo que carrega os pecados do povo até a morte para libertar quem nele crê.

Jesus retira-se a sós com seus discípulos e ora para que eles abram o coração para o que irá revelar sobre sua pessoa e missão.

Pedro professa sua fé em Cristo, mas Jesus completa e ensina a seus discípulos que ele não é Messias segundo a opinião do povo que quer um rei da prosperidade, mas é Messias segundo a profecia de Isaías, sofredor e vencedor pelo poder de Deus. Os discípulos demoraram para aceitar estas palavras de Jesus.

Esta revelação de Jesus aos discípulos acontece somente em clima de oração e muita intimidade com o Pai.
Seus discípulos foram reconhecendo aos poucos nele o Messias de Deus. E a todos os que querem ser discípulos Jesus pede para acompanha-lo carregando a própria cruz.

Quem é Jesus para mim? Seguir Jesus, ser discípulo que ama e gosta de ouvir e meditar sua palavra, este é o nosso desejo e nosso compromisso. Podemos sentir dificuldade, podemos às vezes falhar, mas o importante é amar Jesus, que é Deus nascido de Maria para ser nosso irmão salvador.
Em toda hora e situação lembremos que Jesus sofreu e ressuscitou. Ele está vivo junto conosco. Falamos com ele agradecendo seus dons e sua misericórdia.

3º ORAR. Dialogar com Deus

Senhor Jesus, você veio para libertar o mundo da escravidão do pecado colocando nele o amor de Deus. Por isso foi alertando os discípulos para não esperar glórias humanas, mas preparar-se para vê-lo perseguido e morto, e confiar na vitória da ressurreição. Isso eles compreenderam somente depois da ressurreição.
Peço que o dom do Espírito Santo me ajude a acolher e confiar no seu caminho.

4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?
As palavras e a reflexão deixam lugar ao silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.
Contemplar com amor o que senti no coração durante este encontro com Deus.

ORAÇÃO FINAL em agradecimento

Pedimos o dom do Espírito Santo sobre a Igreja na caminhada do Sínodo.

Aqui estamos diante de vós, Espírito Santo: estamos todos reunidos no vosso nome.
Vinde a nós, assisti-nos, descei aos nossos corações.
Ensinai-nos o que devemos fazer, mostrai-nos o caminho a seguir, todos juntos.
Não permitais que a justiça seja lesada por nós, pecadores, que a ignorância não nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas nos torne parciais, para que sejamos um em vós, e nunca nos separemos da verdade.
Pedimos isso a vós, que, sempre e em toda parte, agis em comunhão com o Pai e o Filho pelos séculos dos séculos. Amém
.