25 Comum Terça f.=
Lc 8,19-21 = Mãe e “irmãos” de Jesus.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º LER Escuta a Palavra de Deus!
19 A mãe e os irmãos de Jesus foram procurá-lo, mas não podiam chegar-se a ele por causa da multidão.*
20 Foi-lhe avisado: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e desejam ver-te.
21 Ele lhes disse: Minha mãe e meus irmãos são estes, que ouvem a palavra de Deus e a observam.
2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra
O Evangelho nos atesta que Jesus era obediente a seus pais.
Mas quando chegou a hora de evangelizar, Jesus saiu de casa e formou a nova família de Deus, unida não pelos vínculos humanos do sangue, mas pela obediência à vontade do Pai do céu.
Quando a mãe e outros parentes foram procura-lo para tratar dos assuntos da família, Jesus não foi falar com eles. Não foi desprezo aos seus parentes de Nazaré, porque ele mostrou a nova família do Reino de Deus: “minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”, porque “quem ama pai e mãe mais do que a mim não é digno de mim”.
A nova família que Jesus está iniciando é feita por aqueles que tem coração aberto e sensível à palavra de Deus e se esforçam em por em prática. Pessoas vindo de todas as raças e condições sociais formam esta nova família que torna irmãos em todos os tempos e lugares. É preciso fazer a vontade de Deus que se expressa de maneira clara e definitiva no mandamento novo do amor ao próximo.
Não é o fato material de você ser cristão que o torna discípulo, mas a capacidade de ouvir e cumprir a palavra.
Maria disse sim à Palavra de Deus e sempre a pôs em prática. Também sabemos que mais tarde a mãe de Jesus e alguns parentes se uniram aos discípulos e acompanharam Jesus até a cruz. Eles foram entre os melhores discípulos e receberam grande estima na comunidade dos primeiros cristãos.
É interessante visitar algum Santuário Mariano, onde chegam peregrinos de toda parte. Estes peregrinos geralmente não se conhecem, porém no Santuário se sentem todos irmãos estando na Casa da Mãe de todos.
3º ORAR. Dialogar com Deus
Jesus, quero fazer parte de sua família, a comunidade na qual você derrama seu espírito de amor. Hoje a nossa sociedade está mergulhada numa tempestade de informações que satisfazem a curiosidade, mas deixam o coração vazio. Só você tem palavras de vida eterna. Peço me dê a capacidade do silêncio interior para ouvir sua voz que me educa à vida em sua família.
4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?
As palavras e a reflexão deixam lugar ao silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.
Contemplar com amor o que senti no coração durante este encontro com Deus.
ORAÇÃO FINAL em agradecimento
Pedimos o dom do Espírito Santo sobre a Igreja na caminhada do Sínodo.
Aqui estamos diante de vós, Espírito Santo: estamos todos reunidos no vosso nome.
Vinde a nós, assisti-nos, descei aos nossos corações.
Ensinai-nos o que devemos fazer, mostrai-nos o caminho a seguir, todos juntos.
Não permitais que a justiça seja lesada por nós, pecadores, que a ignorância não nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas nos torne parciais, para que sejamos um em vós, e nunca nos separemos da verdade.
Pedimos isso a vós, que, sempre e em toda parte, agis em comunhão com o Pai e o Filho pelos séculos dos séculos. Amém.