LEITURA ORANTE – “O Filho do homem deve ser levantado” – Quarta-feira 14/09/2022

Quarta f. Setem. 14 – SANTA CRUZ =
Jo 3,13-17 O Filho do homem deve ser levantado

Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.

Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.

13 Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu, o Filho do Homem que está no céu.*
14 Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem,*
15 para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna.
16 Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele.
18 Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado; por que não crê no nome do Filho único de Deus.*

Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?

Quando Constantino, o imperador de Roma, decretou a liberdade para os cristãos professarem sua fé, a Mãe de Constantino, Santa Helena, quis construir uma Igreja sobre o Calvário e o Santo Sepulcro.
A festa da Exaltação da Cruz relaciona-se com a consagração desta Basílica. No Oriente a festa da Exaltação da Cruz é comparada à festa da Páscoa.

O Pai enviou seu Filho Jesus, e o entregou em nossas mãos para nossa salvação. Jesus lembra que Moisés no deserto levantou numa haste a figura de uma serpente para ser sinal de salvação para os hebreus picados por serpente. Na cruz Jesus mostra todo o amor misericordioso de Deus: Nós pregamos Jesus na cruz, Ele perdoa. Levantado na cruz torna-se fonte de salvação para toda a humanidade.
O que contemplamos maravilhados e atrai não é somente contemplar o sofrimento do inocente que paga pelos culpados, mas contemplar o amor gratuito de Deus que em Jesus se doa a nós para nossa salvação. Todos aqueles que se convertem e se entregam a ele participam de seu perdão e de sua vida de amor. De Cristo na cruz jorrou o admirável sacramento da Igreja.
A cruz, sinal do terrível suplício, é para o cristão o altar da Nova Aliança. Hoje tornou-se o símbolo da salvação, nós levantamos a cruz nas Igrejas e nas nossas casas. A cruz é o símbolo da nossa fé cristã. Na tradição dos Padres, a cruz é o sinal do Filho do Homem que comparecerá no fim dos tempos (cf. Mt 24,30).

Cada um de nós tem sua cruz, onde nosso amor é posto à prova pelas circunstancia da vida e pela maldade humana. Junto com Jesus oferecemos nossa contribuição para a salvação da humanidade, como São Paulo escreveu aos Colossenses 1,24: “Agora me alegro nos sofrimentos suportados por vós”. “O que falta às tribulações de Cristo, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja”. Quanto maior a cruz, tanto maior deve ser nossa confiança em Deus, nosso amor, nossa paciência. O amor alivia o sofrimento.
Quem prefere vida de conforto e sucesso material, será inimigo da cruz.

Agora nós encontramos o Cristo crucificado em todos aqueles que sofrem por doença, e são marginalizados pela sociedade materialista. Agora servimos a Cristo servindo a eles para que tenham vida digna.

Orar adorar, agradecer, pedir perdão e prometer a Jesus

Jesus, é natural o medo do sofrimento, particularmente quando é resultado de injustiças. Cria em meu coração os mesmos sentimentos que estavam no seu coração manso e humilde. Você se solidarizou conosco e aceitou todas as dificuldades da vida humana confiando no amor do Pai que o ressuscitou e fez participar de sua glória. Que também eu me sinta solidário e defenda todos aqueles que perto de mim estão sofrendo.

Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.

Junto com nossos irmãos cantamos;

Bendita e Louvada Seja,
No céu a divina Luz!
E nós também cá na terra,
Louvemos á Santa Cruz!
E nós também cá na terra,
Louvemos à Santa Cruz!

Os anjos no céu contentes,
Louvando estão a Jesus!

Cantemos também na terra,
Louvores á Santa Cruz!
Cantemos também na terra,
Louvores á Santa Cruz!