LEITURA ORANTE – “Cura de um homem com uma mão paralisada.” – Segunda-feira 05/09/2022
Lc 6,6-11 = Cura de um homem com uma mão paralisada.
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.
6 Em outro dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e ensinava. Achava-se ali um homem que tinha a mão direita seca.
7 Ora, os escribas e os fariseus observavam Jesus para ver se ele curaria no dia de sábado. Eles teriam então pretexto para acusá-lo.
8 Mas Jesus conhecia os pensamentos deles e disse ao homem que tinha a mão seca: Levanta-te e põe-te em pé, aqui no meio. Ele se levantou e ficou em pé.
9 Disse-lhes Jesus: Pergunto-vos se no sábado é permitido fazer o bem ou o mal; salvar a vida, ou deixá-la perecer.
10 E relanceando os olhos sobre todos, disse ao homem: Estende tua mão. Ele a estendeu, e foi-lhe restabelecida a mão.
11 Mas eles encheram-se de furor e indagavam uns aos outros o que fariam a Jesus.
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
Antigamente não havia leis trabalhistas, e o descanso dos trabalhadores dependia do patrão, por isso nos dez mandamentos havia a lei de guardar o dia do descanso semanal, o sábado. Porém os mestres da lei interpretavam a lei do descanso dizendo que no sábado não se podia fazer nenhum trabalho, nem curar doentes.
Na sinagoga há alguém que tem uma mão seca, e sofre porque não pode trabalhar como os outros. Os mestres da lei não se preocupam com a situação penosa do paralítico, mas se preocupam em preparar uma armadilha. Jesus vendo a situação aproveita para curar o coitado, e especialmente para afirmar que a lei de Deus que protege a vida humana é mais importante do que as convenções sociais.
A palavra de Jesus é uma luz para nós: “Pergunto-vos se no sábado é permitido fazer o bem ou o mal; salvar a vida, ou deixá-la perecer”. Hoje quantos estão à margem da vida por um defeito físico, por uma falta de oportunidade. Somos chamados a colaborar com eles para que saiam de sua marginalização. Não devemos estranhar quando somos criticados quando fazemos o bem. Graças a Deus há muitos que se comprometem em ações de voluntariado, de modo particular aos domingos.
Nós compartilhamos o melhor de Jesus quando superamos a opinião pública, a burocracia, o nosso conforto, e nos comprometemos genuinamente com nossos irmãos.
Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.
Jesus, você não teve medo de enfrentar a opinião dos mestres da lei, e mandou o paralítico vir bem no meio da sinagoga para que todo mundo pudesse ver. Você sabia que isso criava dificuldades e perseguições, e enfrentou tudo isso para mostrar a verdade do Reino de Deus, que é a salvação do ser humano. Ajuda-nos a não ter medo de trabalhar para o bem dos irmãos, também quando há outros que se sentem incomodados pela nossa ação e criticam.Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.