LEITURA ORANTE – “Encontro com os primeiros discípulos” – Quarta-feira 24/08/2022
Jo 1,45-51 Encontro com os primeiros discípulos
Natanael Bartolomeu vinha de Caná, onde deve ter testemunhado a ação de Jesus nas Bodas de Caná (Jo 2, 1-11). Jesus o chamou para ser discípulo, e depois o escolheu para fazer parte do grupo dos doze apóstolos.
Uma antiga tradição da Armênia narra que Bartolomeu pregou o evangelho na Armênia onde levou à fé cristã o rei Polímio e sua esposa e doze cidades.
Nos costumes penais havia também uma pena muito dolorida: o esfolamento, tirar o couro da pele do condenado, causa de dores horríveis. Uma antiga tradição da Armênia narra que Bartolomeu sofreu o martírio em Albanópolis, atual Derbent, na província de Daguestão junto ao Cáucaso, por esfolamento, a mando do governador.
Mais tarde suas relíquias foram levadas para a Europa e jazem em Roma, na Igreja a ele dedicada.
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
43 No dia seguinte, tinha Jesus a intenção de dirigir-se à Galiléia. Encontra Filipe e diz-lhe: Segue-me.
44 (Filipe era natural de Betsaida, cidade de André e Pedro.)
45 Filipe encontra Natanael e diz-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei e que os profetas anunciaram: é Jesus de Nazaré, filho de José.*
46 Respondeu-lhe Natanael: Pode, porventura, vir coisa boa de Nazaré? Filipe retrucou: Vem e vê.
47 Jesus vê Natanael, que lhe vem ao encontro, e diz: Eis um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade.*
48 Natanael pergunta-lhe: Donde me conheces? Respondeu Jesus: Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas debaixo da figueira.
49 Falou-lhe Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel.
50 Jesus replicou-lhe: Porque eu te disse que te vi debaixo da figueira, crês! Verás coisas maiores do que esta.
51 E ajuntou: Em verdade, em verdade vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
Jesus vai para a Galileia, encontra Filipe e o chama: “Segue-me”. Filipe acompanha Jesus com o coração aberto, manifesta sua alegria ao amigo Natanael apelidado de Bartolomeu (filho de Tolomeu), e o convida para acompanha-lo. Jesus o reconhece como homem simples, direito. Então Jesus chama Natanael para ser discípulo, e mais tarde o escolhe para integrar o grupo dos Doze Apóstolos. Jesus sempre conhece aqueles que o Pai coloca em seu caminho. Os homens que encontram Jesus e começam a conviver com ele, aos poucos descobrem quem é Jesus: é o Mestre, é o Messias, é o Filho de Deus.
“Vereis o céu aberto”: Jesus recorda o sonho de Jacó, no qual o patriarca de Israel, viu os anjos que subiam e desciam por uma escada que ligava a terra ao céu, este sonho garantia a Jacó a proteção divina para formar o povo de Israel.
Doravante é Jesus, o Filho do Homem, o iniciador do novo povo de Deus. Felipe e os outros discípulos seguem Jesus e convidam outros amigos.
Também nós encontramos a Jesus porque outra pessoa nos falou dele e nós o conhecemos, o amamos e nos comprometemos. Enquanto caminhamos com Jesus Cristo, vamos progredindo no conhecimento dele e vamos convidando outros.
A vida do cristão é caminhar com Jesus. Só a fé permite “ver” o mistério e vivenciá-lo, por isso é importante perseverar no caminho com Cristo, na oração, nas boas obras, e assim aos poucos o Espírito Santo vai revelar a nós quem é Jesus e o que ele quer de nós. Ele quer nos engajar na sua própria tarefa de salvar a humanidade.
Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.
Jesus, você chama cada um de nós para sermos discípulos e nos dá uma missão. Quero acompanhar você como Natanael e os outros discípulos. Peço por mim e também pelos outros amigos que aceitam serem discípulos missionários, para que o Espírito Santo ilumine e aqueça o coração na meditação do Evangelho e na missão junto aos irmãos.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.Oração final: