LEITURA ORANTE – “O Reino dos céus é semelhante a um tesouro” – Terça-feira 23/08/2022

Terça f. 23 de agosto

SANTA ROSA DE LIMA, VIRGEM Padroeira da América Latina Festa

Isabel, chamada Rosa Flores nasceu em Lima, Peru, 1586 filha de um casal de espanhóis emigrados no Peru. Este casal formou uma família cristã e educou os filhos na fé. A filha Isabel, apelidada de Rosa pela beleza de seu rosto foi modelo de vida penitente e de oração contínua na simplicidade da vida laical. Inscrita na Terceira Ordem dominicana, consagrou sua vida à oração, à penitência e ao cuidado dos pobres.
Morava em casa com os pais, trabalhava de doméstica nas casas de família para ganhar seu sustento. Mas sua dedicação prioritária era dedicar-se a Deus com muita oração e penitência pela conversão dos pecadores, e ajudar os índios e os escravos em tudo aquilo que podia, levou vida de contemplação e intenso amor a Jesus na Eucaristia. Manteve sempre extraordinária serenidade em meio às provações dolorosas que acompanharam sua vida, imitando a Cristo pobre e crucificado.
No meio destas provações ela dizia: “Se as pessoas soubessem o que é viver na graça de Deus, não se assustariam com nenhum sofrimento, e padeceriam de bom grado qualquer pena. Porque a graça é fruto da paciência.”
Particularmente devota de Nossa Senhora, orou pelo crescimento da Igreja especialmente entre os índios da América. Morreu 24 de agosto de 1617com 31 anos, foi declarada Santa e Padroeira da América Latina.

Mt 13,44-46 O Reino dos céus é semelhante a um tesouro

Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.

44 O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo.
45 O Reino dos céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas.*
46 Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra.

Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.

Jesus ensinou: “O Reino de Deus é um tesouro”. Realmente Santa Rosa de Lima entregou tudo para adquirir o reino dos céus.
O Reino dos céus é semelhante a um tesouro, uma pérola. Era costume enterrar potes de moedas no fundo do quintal para defendê-las dos ladrões. O lugar era conhecido somente pelo dono do tesouro. Morto o dono, ninguém mais sabia onde o tesouro estava enterrado. Um diarista, trabalhando num terreno, descobre o tesouro, mas não é dono. Então vende tudo o que tem para comprar aquele terreno e se tornar dono também do tesouro.

Um comerciante está a procura de fazer negócios e encontra uma pérola de grande valor e logo entrega tudo o que tem para comprar a pérola.

Alguns encontram o Reino de Deus por pura graça e sentem a felicidade entrar no seu coração. Alguns estão à procura do sentido da vida, e depois de muita procura tem a alegria de encontra-lo.

Entregar-se a Deus é o tesouro e a pérola preciosa que devemos adquirir. O Reino de Deus é o valor supremo que está acima dos bens e interesses terrenos. Para Deus damos tudo ou nada. Só quem doa tudo, com alegria, receberá a alegria de Deus, a alegria que vem de Deus sempre inclui alguma doação que custa.

Nesta vida terrena temos alegrias e tristezas. Mas a vida no Reino de Deus oferece a alegria que é dom do Espírito Santo: “A alegria do Evangelho é por ter sido escolhido por Jesus, salvo por ele, regenerado por Jesus. É a alegria da esperança que nas cruzes e nos sofrimentos desta vida se manifesta na paz, na certeza que Jesus está conosco e nos acompanha.” (Papa Francisco)

Quem não tem coragem de tomar decisões corajosas poderá perder a oportunidade de felicidade que Deus oferece. Quem fica balançando entre Deus e o mundo, quer ficar com Deus, mas quer ficar também com sua satisfação, acabará perdendo tudo.

Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.

Jesus, procuramos as alegrias deste mundo que distraem por pouco tempo, mas podemos correr o perigo de esquecer que a alegria que vem de Deus sempre inclui alguma doação que custa. Dá-me a coragem de vender tudo para ter a alegria do teu Reino. Nesta vida o Pai doa a alegria do Espírito a quem renuncia a si mesmo em favor dos irmãos. Isso é experiência de toda pessoa que faz o bem desinteressadamente.

Contemplação:  perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.

Oração final