LEITURA ORANTE – “Acusações contra os escribas e os fariseus” – Segunda-feira 22/08/2022

21 Comum Segunda =
Mt 23,13-22 = Acusações contra os escribas e os fariseus.

Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.

13 Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Vós fechais aos homens o Reino dos céus. Vós mesmos não entrais e nem deixais que entrem os que querem entrar.
14 [Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Devorais as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso, sereis castigados com muito maior rigor.]*
15 Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Percorreis mares e terras para fazer um prosélito e, quando o conseguis, fazeis dele um filho do inferno duas vezes pior que vós mesmos.*
16 Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: Se alguém jura pelo templo, isto não é nada; mas se jura pelo tesouro do templo, é obrigado pelo seu juramento.
17 Insensatos, cegos! Qual é o maior: o ouro ou o templo que santifica o ouro?
18 E dizeis ainda: Se alguém jura pelo altar, não é nada; mas se jura pela oferta que está sobre ele, é obrigado.
19 Cegos! Qual é o maior: a oferta ou o altar que santifica a oferta?
20 Aquele que jura pelo altar, jura ao mesmo tempo por tudo o que está sobre ele.
21 Aquele que jura pelo templo, jura ao mesmo tempo por aquele que nele habita.
22 E aquele que jura pelo céu, jura ao mesmo tempo pelo trono de Deus, e por aquele que nele está sentado.

Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.

Jesus está no templo e quer orientar o povo a respeito do modo correto de relacionar-se com Deus: adorar em espírito e verdade.

Escribas e fariseus, encarregados de orientar o povo, interpretam a lei de Moisés segundo os seus interesses particulares, não segundo a fé. Materialistas, dizem: “Vale mais o dinheiro, o ouro que está no templo, do que o próprio templo. Vale mais a oferta que está sobre o altar do que o próprio altar. O juramento pelo altar não vale, mas o que vale é o juramento pelo tesouro do templo, e pela oferta que é oferecida sobre o altar.”

O juramento é chamar Deus como testemunha da verdade do que dizemos. Está alicerçado na fé e na justiça divina, e não no valor material das coisas. O juramento em nome de Deus é um ato religioso que pode ser feito em alguma circunstância importante da vida.

E Jesus mostra que é necessário viver a religião com coração puro. Eles são fanáticos que observam a letra da lei, mas não o espírito. Os fariseus acham que devem fazer proselitismo para arrebanhar mais pessoas para o judaísmo, mas usam motivos humanos: sentir-se puros, separados dos impuros. Usam a lei divina para sentir-se privilegiados.

Hipócrita é mostrar-se observante das leis, mas esconder as próprias falhas. Movidos pela ambição, usam tiras de couro na cabeça, onde escrevem alguns trechos da Bíblia, ou enrolam nos braços, e penduram no manto, para dizer que eles têm sempre consigo a lei de Deus. Explicam a lei em modo rígido para os outros, mas eles sempre acham uma desculpa para justificar sua própria conduta.

Toda instituição tem suas leis, mas é sempre uma organização humana, necessária para a convivência, mas quando esta organização sacrifica a dignidade humana ela perde o seu valor.

Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.

Jesus, sempre somos tentados a disfarçar para esconder nossas fraquezas, a ser hipócritas e mostrar uma máscara na frente dos outros. Ajuda-nos a sermos honestos na frente dos outros porque o que vale é o que somos na frente de Deus. Concede-nos sermos misericordiosos quando constatamos as fraquezas nossas e dos outros. O que salva não é disfarçar, mas ajudar a melhorar.

Contemplação:  perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.

Oração final