LEITURA ORANTE -“O apego às riquezas impede entrar no Reino de Deus; promessa do cêntuplo” – Terça-feira 16/08/2022
20 comum terça =
Mt 19,23-30 = O apego às riquezas impede entrar no Reino de Deus; promessa do cêntuplo.
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
23 Jesus disse então aos seus discípulos: Em verdade vos declaro: é difícil para um rico entrar no Reino dos céus!
24 Eu vos repito: é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.*
25 A estas palavras seus discípulos, pasmados, perguntaram: Quem poderá então salvar-se?
26 Jesus olhou para eles e disse: Aos homens isto é impossível, mas a Deus tudo é possível.
27 Pedro então, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que deixamos tudo para te seguir. Que haverá então para nós?
28 Respondeu Jesus: Em verdade vos declaro: no dia da renovação do mundo, quando o Filho do Homem estiver sentado no trono da glória, vós, que me haveis seguido, estareis sentados em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel.
29 E todo aquele que por minha causa deixar irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos, terras ou casa receberá o cêntuplo e possuirá a vida eterna.
30 Muitos dos primeiros serão os últimos e muitos dos últimos serão os primeiros.
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
Jesus chamou o jovem, que não teve coragem para deixar tudo e seguir Jesus.
Jesus continua chamando muitos, e fica triste vendo que eles não aceitam o dom da vocação missionária.
Rico é pessoa que está apegada àquilo que tem e não pensa nos outros. Não se salva porque confia mais nos bens do que em Deus. O mais difícil é desapegar-se do próprio orgulho: só eu tenho razão e não me dobro aos outros.
Só Deus pode salvar. Como Deus poderá salvar uma pessoa apegada a seus bens? Fazendo com que ele se desapegue, permitindo sofrimento, permitindo doença, fracasso nos negócios, e assim a pessoa, vendo a sua nulidade, poderá se converter e se apoiar em Deus.
Estareis sentados em doze tronos para julgar. Os discípulos que acompanham Jesus estão começando a formar a nova família, os filhos que confiam na generosidade do Pai do Céu. Eles aprenderam diretamente de Jesus o modo de viver o amor do Reino de Deus, e são o exemplo para a formação dos discípulos. Eles serão modelo no julgamento final.
Receberá o cêntuplo e possuirá a vida eterna. Os discípulos se desapegaram de tudo para seguir Jesus e se dedicar ao próximo. O que eles terão? Terão cem famílias os acolhendo porque a sua família será a família de Jesus, que é maior do que uma família humana. Terão nessa vida cem vezes mais junto com as perseguições.
Quando o Filho do homem vier na sua glória, então os discípulos terão a única coisa necessária porque vão participar da glória de Jesus. O Pai vai preencher todo o seu desejo, e será felicidade completa.
Muitos dos primeiros serão os últimos e muitos dos últimos serão os primeiros.
Os últimos deste mundo serão primeiros no Reino de Deus porque neste mundo se desprenderam e entregaram tudo.
Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.
Jesus, você sabe que é difícil desapegar-se do próprio conforto. Você mesmo disse que isto é impossível aos homens, mas a Deus tudo é possível. Você é o dom maior. Peço o dom da generosidade, que o Espírito Santo me dê a coragem de me doar aos meus irmãos que estão necessitando de minha atenção e meus serviços.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.
Oração final