LEITURA ORANTE – “Jesus abençoa as crianças” – Sábado 13/08/2022

19 Comum Sábado =
Mt 19,13-15 = Jesus abençoa as crianças.

Oração invocando: Vinde, Espírito Santo,

Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.

13 Foram-lhe, então, apresentadas algumas criancinhas para que pusesse as mãos sobre elas e orasse por elas. Os discípulos, porém, as afastavam.
14 Disse-lhes Jesus: Deixai vir a mim estas criancinhas e não as impeçais, porque o Reino dos céus é para aqueles que se lhes assemelham.
15 E, depois de impor-lhes as mãos, continuou seu caminho.

Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.

Na sociedade do tempo de Jesus contavam os homens, e não as mulheres e as crianças, por isso os discípulos as afastavam de Jesus.
Jesus gosta das crianças que têm um coração ainda inocente, não deturpado por interesses materiais. Por isso Jesus faz questão de abençoar para encaminhar a Deus. A criança ainda está livre de preconceitos, abre-se para a vida, possui uma disposição particular em relação à fé, necessária para o seguimento de Jesus.
As crianças pertencem às famílias. Jesus apresenta como modelo as crianças que sentem uma total dependência de seus pais e de Deus. As crianças são frágeis, devem ser defendidas contra os que abusam de sua simplicidade. Por isso o Senhor é tão rígido ao reprovar tudo o que possa separar as crianças dele, considerando as faltas contra a criança um grave pecado.
Também os pais devem sempre abençoar os seus filhos, devem valorizar suas crianças, não pelo que estão produzindo, mas porque são criaturas de Deus, são filhos de Deus, são o futuro da humanidade. Qualquer ser humano tem seu valor que é dado por Deus que é nosso criador.

Orar adorar, agradecer, pedir perdão e prometer a Jesus
Senhor Jesus, o Pai do céu escolheu para você os pais mais santos que existiram neste mundo. Pedimos que todos os pais acolham as crianças e as eduquem como Maria e José criaram você. E pedimos a você, Salvador do mundo, que como naquele tempo abraçou e abençoou as crianças presentadas pelas mães, também hoje continue abençoando e atraindo ao seu coração os inocentes.

Contemplação:  perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.

Oração final:
Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de vós.
Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte, chamai-me,
e mandai-me ir para Vós, para que com todos os santos vos louve.
Por todos os séculos dos séculos. Amém.