LEITURA ORANTE – ” Renunciar a tudo o que impede seguir Jesus.” – Sexta-feira 05/08/2022
18 Comum Sexta f.
Mt 16,24-28 = Renunciar a tudo o que impede seguir Jesus.
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
24 Em seguida, Jesus disse a seus discípulos: Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.
25 Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, recobrá-la-á.
26 Que servirá a um homem ganhar o mundo inteiro, se vem a prejudicar a sua vida? Ou que dará um homem em troca de sua vida?…*
27 Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai com seus anjos, e então recompensará a cada um segundo suas obras.
28 Em verdade vos declaro: muitos destes que aqui estão não verão a morte, sem que tenham visto o Filho do Homem voltar na majestade de seu Reino.
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
18 Comum Sexta f. = Mt 16,24-28 = Renunciar a tudo o que impede seguir Jesus.
24 Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Jesus está andando pela Palestina, espalhando a palavra do Reino de Deus: está totalmente entregue nas mãos do Pai para o que der e vier. Alguns querem acompanhá-lo como discípulos, mas ele mesmo indica quem pode ficar com ele. Não força ninguém e afirma bem claramente: “Quem quiser me seguir deve ter o mesmo modo de viver se doado totalmente”. Deve renunciar a si mesmo até perder a própria vida nesta terra para realizar o projeto do Pai. Quem estiver assim confiando no Pai, será instrumento dócil para realizar o seu Reino e produzirá muito fruto.
25 Mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, recobrá-la-á. Estas palavras de Jesus colocam medo em quem ficar focalizando o sofrimento. Devemos pedir luz e amor para não centralizar nossa atenção no sofrimento da renúncia, e sim na beleza do amor de Jesus e na alegria da vida simples e de estar fazendo o bem.
Para seguir a Jesus muitos renunciaram a uma vida de conforto para entregar-se ao serviço dos irmãos nas Obras de caridade, na Evangelização, ou dedicando-se à Oração de intercessão pela conversão da humanidade.
Temos o testemunho de Santa Clara que renunciou a tudo e viveu em oração e pobreza na clausura junto com sua mãe, suas irmãs e outras monjas apoiando frades de São Francisco no trabalho de evangelização.
26 Que servirá a um homem ganhar o mundo inteiro, se vem a prejudicar a sua vida. Jesus não pede para renunciar às alegrias que Deus coloca em nossa vida, mas pede a coragem de enfrentar as dificuldades da vida de discípulo para realizar o Reino de Deus. Há uma coisa engraçada: quem se dedica a conquistar muitas satisfações para ganhar o mundo inteiro acaba se preocupando e sofrendo muito e até buscando alivio com a droga: a Palavra de Deus diz: “Tudo é vaidade”. (Eclesiastes 1,2)
28 Em verdade vos declaro: muitos destes que aqui estão não verão a morte, sem que tenham visto o Filho do Homem voltar na majestade de seu Reino. Jesus pediu aos discípulos para acompanha-lo até a doação da própria vida, mas também prometeu fazê-los participar de sua glória. Até prometeu que alguns discípulos verão a glória antes e morrer: quando Jesus fez esta afirmação se referia à sua glorificação na Transfiguração e na Ressurreição. De fato, logo após estas Palavras está a narração da Transfiguração na presença de Pedro, João e Tiago.
Hoje o que é ser cristão? O que é seguir a Jesus? Não é ser cristão de tradição e muito menos é buscar vantagens sem compromisso pessoal. De que adianta ganhar agora uma vida de conforto nesta terra e perde-la pela a eternidade.
Orar adorar, agradecer, pedir perdão a Jesus
Jesus, queremos seguir você como nosso Mestre e modelo. Nós devemos ficar cuidando da família e dos nossos afazeres, porém não queremos procurar o nosso conforto egoísta, mas dedicar-nos totalmente à família e ao bem comum da comunidade, especialmente dos que estão mais necessitados. Sabemos que a recompensa virá de você nesta vida junto com o sofrimento, e na eternidade participando de sua glória.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.
Oração final