LEITURA ORANTE -“Martírio de João Batista” – Sábado 30/07/2022
17 Comum Sábado =
Mt 14,1-12 = Martírio de João Batista.
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.
1 Por aquela mesma época, o tetrarca Herodes ouviu falar de Jesus.*
2 E disse aos seus cortesãos: É João Batista que ressuscitou. É por isso que ele faz tantos milagres.
3 Com efeito, Herodes havia mandado prender e acorrentar João, e o tinha mandado meter na prisão por causa de Herodíades, esposa de seu irmão Filipe.
4 João lhe tinha dito: Não te é permitido tomá-la por mulher!
5 De boa mente o mandaria matar; temia, porém, o povo que considerava João um profeta.
6 Mas, na festa de aniversário de nascimento de Herodes, a filha de Herodíades dançou no meio dos convidados e agradou a Herodes.
7 Por isso, ele prometeu com juramento dar-lhe tudo o que lhe pedisse.
8 Por instigação de sua mãe, ela respondeu: Dá-me aqui, neste prato, a cabeça de João Batista.
9 O rei entristeceu-se, mas como havia jurado diante dos convidados, ordenou que lha dessem;
10 e mandou decapitar João na sua prisão.
11 A cabeça foi trazida num prato e dada à moça, que a entregou à sua mãe.
12 Vieram, então, os discípulos de João transladar seu corpo, e o enterraram. Depois foram dar a notícia a Jesus.
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
João Batista é o profeta que prepara o caminho do Senhor. João está a serviço do Reino de Deus para o qual entrega a sua vida.
Ele chama a atenção do rei Herodes que está escandalizando o povo, porque vive junto com a mulher de seu irmão: “Você, que está à frente de toda a nação, está desencaminhando o povo. Não te é permitido viver em adultério”. Então o rei manda prender e matar o profeta para não escutar a voz que constantemente o corrige.
A vida do Batista está vinculada à de Jesus, sua morte violenta anuncia a morte violenta de Jesus.
Alguns profetas, como João Batista, foram fiéis à sua missão até ao martírio. Com isto, eles nos ensinam o radicalismo das testemunhas cristãs. Todo cristão, que quer testemunhar sua fé, tem de participar, em alguma forma, do sofrimento do seu Mestre.
Também hoje quantas pessoas são perseguidas por causa de sua fidelidade a Jesus, são vítimas da violência de algum ditador porque defendem os valores humanos da verdade e da convivência pacífica.
Porém é necessário também examinar nossos sentimentos para não fazer como Herodes: de fato gostamos de sucesso, ser elogiados, e quando alguém nos chama a atenção por causa de nossos erros, ficamos contrariados, e facilmente respondemos com violência.
Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.
Senhor Jesus, você proclamou “a Boa Notícia, o Reino de Deus, a Verdade de Deus”, chamou para a conversão e defendeu o povo das autoridades que dominavam naquele tempo. A violência contra os mais fracos sempre fez vítimas, como João Batista. e também Você, o Filho de Deus, foi perseguido e ofereceu sua vida para nossa salvação.
Quero adorar você em seu humilhante sofrimento, e ter solidariedade com todos aqueles que hoje sofrem perseguição por causa da justiça e da fé.
Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.