Mt 13,10-17 = Por que Jesus se expressa em parábolas.
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.
10 Os discípulos aproximaram-se dele, então, para dizer-lhe: Por que lhes falas em parábolas?
11 Respondeu Jesus: Porque a vós é dado compreender os mistérios do Reino dos céus, mas a eles não.*
12 Ao que tem, se lhe dará e terá em abundância, mas ao que não tem será tirado até mesmo o que tem.
13 Eis por que lhes falo em parábolas: para que, vendo, não vejam e, ouvindo, não ouçam nem compreendam.
14 Assim se cumpre para eles o que foi dito pelo profeta Isaías: Ouvireis com vossos ouvidos e não entendereis, olhareis com vossos olhos e não vereis,
16 Mas, quanto a vós, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem! Ditosos os vossos ouvidos, porque ouvem!
17 Eu vos declaro, em verdade: muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não ouviram.
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
10 Os discípulos aproximaram-se dele, então, para dizer-lhe: Por que lhes falas em parábolas? Deus envia sua palavra a todos, mas nem todos estão interessados a ouvir e obedecer. Em público Jesus não anuncia claramente os mistérios do amor de Deus, mas ensina ao povo em parábolas, assim quem tiver interesse de compreender procurará mais o sentido da parábola, e quem não quiser converter-se, não compreenderá o sentido profundo, e não ficará fazendo gozação. Jesus quando enviou seus discípulos em missão lhes disse: “Não jogueis vossas pérolas aos porcos, para que eles não vos devorem”.
11 Respondeu Jesus: Porque a vós é dado compreender os mistérios do Reino dos céus, mas a eles não. Deus é bom e semeia sua palavra em todo terreno, bom ou ruim. Deus é poderoso, mas respeita nossa vontade livre e não força ninguém a obedecer a seus mandamentos. A semente tem vida dentro de si, mas os resultados dependem da vontade das pessoas: os terrenos são diferentes.
12 Ao que tem, se lhe dará e terá em abundância, mas ao que não tem será tirado até mesmo o que tem. É uma alegria dedicar-se a meditar a palavra de Deus, e quanto mais se dedicar com perseverança, tanto mais esta palavra produzirá seus frutos. Quando alguém recebe a Palavra de Deus, mas não quer produzir os frutos que Deus espera, a palavra será tirada dele.
14 Assim se cumpre para eles o que foi dito pelo profeta Isaías: o coração deste povo se endureceu (Is 6,9s). O profeta Isaias reflete sobre o resultado de sua missão profética: Ele anuncia a Palavra de Deus, mas os ouvintes tem coração duro, esta palavra os irrita e ouvem com má vontade, fecham os olhos e não ver, e não se convertem. Eles vão perder até aquilo que agora têm ouvido. A experiência dos profetas continua também com Jesus, alguns até fazem oposição, e procuram alguma armadilha para desacreditá-lo frente ao povo.
16 Mas, quanto a vós, bem-aventurados os vossos olhos, porque veem! Ditosos os vossos ouvidos, porque ouvem! Somente os de coração puro se tornam discípulos, estão abertos à manifestação de Deus e compreendem sua manifestação.
Vamos pedir a Deus um coração puro do orgulho, humilde, disposto a ouvir, a obedecer, porque quanto mais obedecemos a Deus mais receberemos as disposições interiores para segui-lo. Então nosso modo de viver será uma semente de Deus para quem estiver ao nosso redor.
Orar adorar, agradecer, pedir perdão a Jesus
Jesus, também você teve a mesma experiência de Isaias e de todos os profetas, anunciava a Palavra a todos com amor, mas constatava que muitos não se interessavam, e alguns faziam oposição. Você chegou a chorar sobre Jerusalém prevendo sua destruição como consequência de seu pecado. Dá-nos sentir a responsabilidade pelas graças que recebemos, e que sejamos uma luz para nossos irmãos.Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.