LEITURA ORANTE – “Mãe e “irmãos” de Jesus.” – Terça-feira 19/07/2022
Mt 12,46-50 = Mãe e “irmãos” de Jesus.
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.
46 Jesus falava ainda à multidão, quando veio sua mãe e seus irmãos e esperavam do lado de fora a ocasião de lhe falar.
47 Disse-lhe alguém: Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar-te.*
48 Jesus respondeu-lhe: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?
49 E, apontando com a mão para os seus discípulos, acrescentou: Eis aqui minha mãe e meus irmãos.
50 Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
Jesus não rebaixa o valor da família humana que é uma realidade criada por Deus Criador, necessária para a sobrevivência da espécie humana, e está fundada nos laços naturais da consanguinidade e do afeto humano.
Porém Jesus coloca nos nossos relacionamentos algo superior: a presença de Deus que instaura um parentesco espiritual: a família de Jesus na qual Deus é o Pai e Jesus é o irmão de todos. Pertencem à família de Jesus todos aqueles que escutam a palavra de Deus em seu coração e a praticam em sua vida. Por isso devemos aprender de Jesus que gostava de ter seu tempo de silêncio para a intimidade com o Pai.
Maria, a mãe de Jesus é a primeira a fazer parte desta família, de fato o evangelho de Lucas nos lembra que ela acolheu logo a mensagem do Anjo, obedeceu prontamente dizendo “Aconteça em mim segundo a tua palavra”, e também estava acostumada a “meditar em seu coração todos os acontecimentos da vida de Jesus”.
O evangelho nos relata que também alguns destes irmãos (parentes) de Jesus se converteram, foram acompanhando Jesus, e estavam presentes no cenáculo quando veio o Espírito Santo.
Pertencem a esta família não somente os batizados, mas todos aqueles que fazem a vontade de Deus e praticam o amor ao próximo, também se pertencem a outras religiões.
Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.
Jesus, também eu quero pertencer à sua família, e quero sentir-me irmão de todos aqueles que fazem a vontade de Deus, também se pertencem a outras religiões.
Maria, Mãe que Jesus fez nossa mãe, peço me eduque a ouvir e praticar a vontade do Pai.
Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.