LEITURA ORANTE – “O “sinal” do profeta Jonas.” – Segunda-feira 18/07/2022

Mt 12,38-42 – O “sinal” do profeta Jonas.

Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.

Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.

38 Então alguns escribas e fariseus tomaram a palavra: Mestre, quiséramos ver-te fazer um milagre.

39 Respondeu-lhes Jesus: Esta geração adúltera e perversa pede um sinal, mas não lhe será dado outro sinal do que aquele do profeta Jonas:

40 do mesmo modo que Jonas esteve três dias e três noites no ventre do peixe, assim o Filho do Homem ficará três dias e três noites no seio da terra.

41 No dia do juízo, os ninivitas se levantarão com esta raça e a condenarão, porque fizeram penitência à voz de Jonas. Ora, aqui está quem é mais do que Jonas.

42 No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará com esta raça e a condenará, porque veio das extremidades da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. Ora, aqui está quem é mais do que Salomão.

Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?

O milagre é um sinal especial do carinho de Deus.

Na frente de um milagre alguns agradecem, outros ficam indiferentes.

Jesus operou muitos sinais para comprovar sua missão: graças de cura e libertação do poder maligno. Escribas e fariseus não aceitam os seus ensinamentos que são diferentes dos ensinamentos deles. Não querem converter-se, e como desculpa pedem sinais milagrosos, coisas extraordinárias. Jesus chama de geração perversa porque eles não valorizam as obras de Deus, não acolhem Jesus do jeito simples com que ele se manifesta, mas querem somente criticar e condenar. Isto acontece porque eles não tem intenção de converter-se e orientar a própria vida para Deus.

Do mesmo modo que Jonas esteve três dias e três noites no ventre do peixe, assim o Filho do Homem ficará três dias e três noites no seio da terra.

O livro de Jonas narra um fato significativo: Nínive era a capital de um império poderoso, uma grande cidade cheia de corrupção. Deus enviou o profeta Jonas pregar a conversão, mas este profeta desobedeceu, embarcou num navio para fugir. Numa tempestade foi jogado no mar, engolido por um grande peixe que em três dias o levou de volta para Nínive. Quando chegou lá, Jonas pregou a penitência os ninivitas se converteram.

Então Jesus promete o grande sinal que será a sua morte e sepultamento até o terceiro dia, seguida pela ressurreição. “Naquele dia então, quem tiver disposição poderá crer”.

41 No dia do juízo, os ninivitas se levantarão com esta raça e a condenarão, porque fizeram penitência à voz de Jonas. Ora, aqui está quem é mais do que Jonas.

Jesus ressuscitou no terceiro dia, mas também depois da ressurreição a maioria dos judeus não quis acreditar nas palavras dos apóstolos que o tinham visto ressuscitado. Pegaram os apóstolos, os colocaram na cadeia e bateram neles, os proibindo de falar de Jesus ressuscitado.

Quantos procuram igrejas onde dizem que acontecem milagres, mas parece um show, e na realidade não procuram conversão ao amor de Deus. Haverá julgamento severo para aqueles que recusam a palavra de Deus e se deixam levar pelas próprias curiosidades e paixões. Eles são piores do que os ninivitas que se converteram à pregação de Jonas.

Orar adorar, agradecer, pedir perdão a Jesus

Jesus, ajuda-nos a ser humildes para enxergar e agradecer todos os sinais de amor que o Pai do céu nos oferece todo dia. Ajuda-nos também a ter uma fé humilde para pedir suas graças para socorrer-nos em nossas fraquezas. Também pedimos perdão pelas vezes em que conversamos sobre milagres movidos pela curiosidade.

Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.

Oração e jejum

No Estado de Kaduna, na Nigéria os sacerdotes John Mark Cheitnum e Donatus Cleopas foram sequestrados na tarde de sexta-feira, 15 de julho, às 17h45, enquanto iam para a Paróquia de Gure. Segundo um comunicado divulgado neste sábado (16/07), o sequestro ocorreu quando eles tinham acabado de chegar à igreja de Cristo Rei, na área do governo local de Lere,

18 sacerdotes foram sequestrados na Nigéria neste ano de 2022, a maioria foi libertada, com exceção de três que infelizmente foram mortos.

Poucos dias atrás, os bispos nigerianos fizeram um apelo, convidando a confiar-se à oração e a evitar qualquer reação violenta. Num comunicado da Associação dos Sacerdotes Católicos Diocesanos Nigerianos, nota-se que “durante suas atividades pastorais habituais, os sacerdotes estão se tornando um alvo fácil para os criminosos.

Também se destaca o fracasso das instituições públicas em seu dever principal de proteger a vida dos cidadãos nigerianos. Rejeitando todo recurso à força ou à violência, a Associação dos Sacerdotes promoveu uma iniciativa extraordinária de oração e jejum, adoração eucarística e oração do Terço, atividades que complementam outros programas já realizados pelas dioceses a fim de conter o problema da insegurança na Nigéria.