LEITURA ORANTE – “Espigas colhidas no sábado: Não condenar inocentes.” – Sexta-feira 15/07/2022
Mt 12,1-8 = Espigas colhidas no sábado: Não condenar inocentes.
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.
1 Atravessava Jesus os campos de trigo num dia de sábado. Seus discípulos, tendo fome, começaram a arrancar as espigas para comê-las.
2 Vendo isto, os fariseus disseram-lhe: Eis que teus discípulos fazem o que é proibido no dia de sábado.
3 Jesus respondeu-lhes: Não lestes o que fez Davi num dia em que teve fome, ele e seus companheiros,
4 como entrou na casa de Deus e comeu os pães da proposição? Ora, nem a ele nem àqueles que o acompanhavam era permitido comer esses pães reservados só aos sacerdotes.*
5 Não lestes na lei que, nos dias de sábado, os sacerdotes transgridem no templo o descanso do sábado e não se tornam culpados?
6 Ora, eu vos declaro que aqui está quem é maior que o templo.
7 Se compreendêsseis o sentido destas palavras: Quero a misericórdia e não o sacrifício… não condenaríeis os inocentes.*
8 Porque o Filho do Homem é senhor também do sábado.
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
A lei de Moisés de guardar o sábado tinha a finalidade de favorecer o repouso dos pequenos trabalhadores que dependem dos patrões para descansar um dia por semana e dedicar-se ao culto a Deus.
Porém os escribas e fariseus interpretavam esta lei de modo opressivo para os pobres: proíbiam qualquer trabalho.
É sábado, e os discípulos de Jesus estão com fome, passando por um campo de trigo colhem algumas espigas de trigo e comem. Os fariseus aproveitam a ocasião para ataca-los e condenar Jesus.
Jesus os defende apresentando argumentos da Escritura, porque também o rei Davi soube interpretar a lei do culto de modo favorável aos necessitados comendo pães oferecidos a Deus. No Templo os sacerdotes trabalham especialmente de sábado, e não transgridem a lei.
7 Se compreendêsseis o sentido destas palavras: Quero a misericórdia e não o sacrifício… não condenaríeis os inocentes. Vocês fariseus querem ser puros, mas condenam inocentes. O mais importante é salvar a vida humana e não salvar a lei. Deus quer salvar a pessoa que está com fome. “Deus quer misericórdia, compreensão, não sacrifício e condenação”.
As leis que existem nas religiões são sempre formulações humanas do valor religioso que reconhece que tudo é de Deus, portanto é necessário saber interpretar estas leis religiosas em modo favorável para a convivência humana. Toda lei tem a finalidade de favorecer a vida humana.
8 Porque o Filho do Homem é senhor também do sábado. De fato Jesus modificou várias leis do Antigo Testamento e a própria Igreja modificou leis do Antigo Testamento, introduzindo novo modo de viver na Igreja, na comunidade do Reino de Deus.
Jesus ressuscitou no “Primeiro dia da semana”, e a Igreja consagra o dia do Senhor, domingo, para celebrar o Cristo ressuscitado presente no meio de seus discípulos reunidos.
Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.
Jesus, você está sempre presente a seus discípulos, mas deu uma preferência especial ao primeiro dia da semana quando ressuscitou e apareceu para os discípulos.
Hoje a sociedade usa o domingo para muitas finalidades profanas: o lazer e o comercio. Mas nós queremos consagrar este dia para o nosso encontro de família cristã e de família de Deus reunida junto com o Senhor.Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.