LEITURA ORANTE -“Quem é o meu próximo? Parábola do bom samaritano.” – Domingo 10/07/2022

Lc 10,25-37 = Quem é o meu próximo? Parábola do bom samaritano.

Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.

Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.

25 Levantou-se um doutor da lei e, para pô-lo à prova, perguntou: Mestre, que devo fazer para possuir a vida eterna?

26 Disse-lhe Jesus: Que está escrito na lei? Como é que lês?

27 Respondeu ele: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu pensamento (Dt 6,5); e a teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18).

28 Falou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isto e viverás.

29 Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo?*

30 Jesus então contou: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o terem maltratado com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o meio morto.

31 Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote, viu-o e passou adiante.

32 Igualmente um levita, chegando àquele lugar, viu-o e passou também adiante.

33 Mas um samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão.

34 Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele.

35 No dia seguinte, tirou dois denários e deu-os ao hospedeiro, dizendo-lhe: Trata dele e, quanto gastares a mais, na volta to pagarei.

36 Qual destes três parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões?

37 Respondeu o doutor: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Então Jesus lhe disse: Vai, e faze tu o mesmo.

Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?

O doutor da lei pergunta a Jesus: “E quem é o meu próximo”? Jesus responde que o importante não é saber quem é o próximo, mas como nos aproximamos das pessoas.

O homem assaltado pelos ladrões e quase morto na estrada, necessita de socorro.

O sacerdote e o levita estão voltando de Jerusalém onde tinham participado do culto no Templo. Tocar numa pessoa doente era perder a pureza ritual. Então seguem caminho pelo outro lado da estrada para não tocar naquele que está jogado no chão.

O samaritano, desprezado porque considerado impuro, sente compaixão, se aproxima, faz curativos e cuida do enfermo às próprias custas. O samaritano é símbolo do verdadeiro fiel a Deus, que se aproxima e usa misericórdia com os necessitados, independentemente das leis e opiniões dos outros. Amar é aproximar-se. Jesus afirma: “Vai e faze a mesma coisa, e terás a vida eterna”. Porque a vida eterna é o tesouro para o qual vale gastar todo o resto, entregar o tempo, os direitos, os sentimentos, bens, tudo.

Quem é o próximo? Próximo é todo aquele que você aproxima porque ele precisa de tua estima, de teu afeto, de teu apoio, de tua ajuda, de tua compreensão, de teu perdão. Geralmente estas pessoas não podem recompensar, às vezes não são agradáveis, mas Deus, através de nós, quer aproximar-se deles.

O ensinamento dos fariseus é que devem fazer alguma obra de beneficência ao próximo para ter direito de receber a vida eterna em troca destas obras.

O ensinamento de Jesus é que o amor a Deus se manifesta pelo bem que fazemos aos seus filhos.

Jesus é o bom samaritano que vem ao encontro da humanidade ferida pelo pecado e a salva.

Há mendigos na rua. A mendicância não é sinal de pobreza, e até pode ser uma profissão rendosa.

A pobreza quase não vai pedir na rua, por isso nós devemos procurar o pobre e nos aproximar.

Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.

Senhor Jesus, bom samaritano, por favor ajuda-nos a fazer como você que se solidariza com todos e sente a necessidade de cada um, material e espiritual. Que eu não fique indiferente assistindo aos males que há na humanidade, mas minha fé seja manifestada pelas obras.Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.

Parábola do bom samaritano

Parábola do bom samaritano

15° Domingo do Tempo Comum
Parábola do bom samaritano

  1. O doutor da lei sabe que se deve amar o próximo. Mas há tantas opiniões divergentes. Pergunta: quem, afinal, tenho a obrigação de amar?

Jesus, então, conta uma história: um homem é assaltado, deixado ferido, quase morto, à beira do caminho. Passam três pessoas.

  1. Um sacerdote e um levita:
    tinham ficado uma semana no Templo de Jerusalém, servindo ao Senhor. Eram as pessoas mais aptas a socorrer aquele infeliz.
    Mas…, vêem o homem caido e passam para o outro lado da estrada.
    Pra que serve o culto a Deus, sem a prática da caridade?
  2. Passa um samaritano: um homem desprezado pelos judeus, um herege, um pecador, que não pertence ao Povo de Deus. Ele vê e para.
    Lucas descreve com dez verbos a cena mais importante da parábola. São dez gestos do samaritano:
    viu o homem caido, se encheu de compaixão, aproximou-se dele, tratou suas feridas, derramou nelas óleo e vinho, colocou-o em seu próprio animal, levou-o a uma pensão, passou a noite
    cuidando , entregou dois denários ao dono da pensão, prometeu voltar e pagar o que tiver gasto a mais.
    A caridade se faz com ações concretas, não com palavras.
  3. “Qual dos três foi o próximo do homem vítima dos assaltantes?”.
    “É aquele que se aproximou e lhe prestou socorro”.
    “Também tu faze o mesmo”.
    Todos são chamados a se tornarem samaritanos, próximos de quem precisa.
  4. Quem é afinal esse samaritano? É o próprio Jesus, que teve compaixão da humanidade ferida. Passou, parou e a curou de todos os tipos de males.

Existia, na Idade Media, na estrada de Jericó, uma assim chamada “Hospedaria do Bom Samaritano”. Um anônimo peregrino tinha gravado sobre uma parede essas palavras: ” Se até sacerdotes e levitas passam e não vêem a tua angústia, saiba que Cristo é o bom samaritano que terá sempre compaixão de ti e, na hora de tua morte, te levará à pensão eterna”.

Pe. Luiz Mandelli