LEITURA ORANTE -“Escolha dos doze apóstolos; instruções para a missão.” – Quarta-feira 06/07/2022

Mt 10,1-7 = Escolha dos doze apóstolos; instruções para a missão.

Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.

Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.

10,1 Jesus reuniu seus doze discípulos. Conferiu-lhes o poder de expulsar os espíritos imundos e de curar todo mal e toda enfermidade. 2 Eis os nomes dos doze apóstolos: o primeiro, Simão, chamado Pedro; depois André, seu irmão. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão.* 3 Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu.* 4 Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.*

5 Estes são os Doze que Jesus enviou em missão, após lhes ter dado as seguintes instruções: Não ireis ao meio dos gentios nem entrareis em Samaria; 6 ide antes às ovelhas que se perderam da casa de Israel. 7 Por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo. 8 Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça dai!

Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?

Jesus tem muitos discípulos e discípulas que o acompanham vivendo a intimidade o Reino de Deus, testemunhando seus numerosos atos de bondade. Agora eles estão preparados para um estágio de missão e mais tarde iniciar o Novo Israel. Por isso no meio dos discípulos ele escolhe doze, a imitação dos “doze patriarcas das doze tribos de Isael”.

Jesus lhes dá o título de “Apóstolos”, “enviados” com a missão de começar o seu povo que vive como ensinou no sermão da montanha. Por isso ele lhes confere o seu poder de expulsar os espíritos impuros que atormentam a alma e de curar o corpo de todo mal e toda enfermidade. Por enquanto estes doze devem anunciar o evangelho do Reino de Deus somente no meio do povo de Israel, que tinha sido preparado pelos profetas. Após a Páscoa Jesus os enviará a “todas as nações”.

É necessário considerar a posição que Jesus quer dar aos doze apóstolos: é o grupo de homens a partir do qual Jesus quer iniciar sua Igreja. A Igreja é fundada sobre os doze apóstolos e não sobre um livro, ou sobre uma doutrina. São os Apóstolos que fazem a comunhão entre Jesus e os cristãos. Desde os primeiros tempos cada igreja que ia surgindo foi iniciada a partir de uma igreja de origem apostólica significando a fidelidade a Jesus desde as origens.

Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.

Jesus, você primeiro foi o missionário do Pai para anunciar o Reino do amor de Deus, e nos deu o exemplo. Agora nos envia para continuar sua missão. Que as instruções que você deu aos doze apóstolos formem a mentalidade e o coração de todos nós, seus discípulos missionários.Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.