LEITURA ORANTE -“Missão de Pedro no meio dos discípulos.” – Domingo – 03/07/2022

Mt 16,13-19 Missão de Pedro no meio dos discípulos

PEDRO foi escolhido por Cristo para ser fundamento do edifício eclesial, portador das chaves do Reino dos céus (Mt 16,13-19), pastor do rebanho santo (Jo 21,15-17), confirmador dos irmãos (Lc 22,32), e o sinal visível da unidade e da comunhão  na fé e na caridade.

PAULO, chamado pelo próprio Cristo no caminho de Damasco (At 9,1-16), o apóstolo dos gentios, foi o instrumento escolhido para levar seu nome perante os povos (At 9,15), é o maior missionário de todos os tempos, aquele que juntamente com Pedro faz ressoar a mensagem evangélica no mundo mediterrâneo.

Ambos os apóstolos selaram seu testemunho ao Mestre com o martírio em Roma, pelo ano de 67.

Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.

Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.

13 Chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem?

14 Responderam: Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas.

15 Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou?

16 Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!

17 Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus.*

18 E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.*

19 Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.*

20 Depois, ordenou aos seus discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Cristo.

Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?

Jesus está em Cesaréia de Felipe, na Galileia, bem longe de Jerusalém, está iniciando sua caminhada rumo a esta cidade escolhida, onde acontecerá a Páscoa definitiva. Jesus sabe que as multidões não entendem a sua missão. “Os homens dizem que tu és algum dos profetas”. Jesus quer que os discípulos superem a opinião do povo, e escutem a revelação do Pai. Então longe da confusão das multidões, vai ensinando.

A nome dos discípulos Pedro manifesta sua fé: “Tu és o Messias prometido por Deus. Tu és o Filho de Deus vivo”.

Pedro é o primeiro a ouvir a voz do Pai e professar a sua fé. O Pai colocou tudo em suas mãos, tudo depende da salvação que você nos oferece. Jesus declara que esta fé é dom do Pai e a partir desta fé começa a formar o novo povo da Igreja.

18 E eu te declaro: tu és Pedra, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja: Cristo escolhe Simão Pedro para ser fundamento da Igreja, novo povo de Deus. Este povo no meio da humanidade tem a missão de ser luz, sal e fermento, por isso garante a Pedro um carisma do Espírito para não deixar a Igreja desviar do Evangelho.

Eu te darei as chaves: Linguagem simbólica para descrever a missão de Pedro: portador das chaves do Reino dos céus (Mt 16,13-19), pastor do rebanho santo (Jo 21,15-17), confirmador dos irmãos (Lc 22,32), e na sua pessoa e nos sucessores o sinal visível da unidade e da comunhão na fé e na caridade.

Jesus, esta situação se repete hoje em nossa sociedade: Alguns dizem que você é um mestre, um milagreiro, um espírito puro…, mas junto com o Papa nós dizemos que você é o Messias prometido, o Filho de Deus, por isso queremos seguir você em seu caminho.

Depois de Pentecostes Pedro tomou a iniciativa de sair pregando ao povo de Jerusalém. Por isso sofreu, foi posto na prisão, e quando saiu de lá foi para Antioquia da Síria, em seguida para Roma, a capital do império romano, primeiro bispo de Roma, onde sofreu o martírio. Sobre o sepulcro de Pedro foi construída a grande Basílica de São Pedro.

Por causa de Pedro a Igreja de Roma sempre foi considerada a pedra de referência da todas as Igrejas ou dioceses espalhadas pelo mundo.

Hoje 22 de fevereiro celebramos a Cátedra de São Pedro em Roma. Cátedra significa a Sé, o lugar onde o bispo reside e ensina. O Patriarca da Igreja de Roma é chamado Papa, e na sua pessoa e nos sucessores é o sinal visível da unidade e da comunhão na fé e na caridade.

Durante a historia da Igreja tivemos 267 papas. Agradecemos a Deus porque a maioria dos papas foram pessoas santas, e alguns deram a vida no martírio. A missão do papa é superior às forças humanas, por isso Papa Francisco pede continuamente para rezar por ele, para que possa cumprir sua missão. E nós temos a importante tarefa de rezar pelo papa, e de compreender o seu ensinamento. Ele hoje aplica o Evangelho para a situação atual da Igreja e da humanidade. Ele tem grande sensibilidade, tem seus sofrimentos humanos, mas supera-se como pai que tem amor para todos os seus filhos ele se entrega à sua missão sem poupar forças.

Alguns papas como seres humanos tiveram falhas em seu comportamento moral. Porém nunca desviaram a Igreja da fé em Cristo e do caminho do Evangelho.

Orar adorar, agradecer, pedir perdão a Jesus

Oremos pelo nosso Papa Francisco. “Ó Deus, que na vossa Providência quisestes edificar a vossa Igreja sobre São Pedro, chefe dos Apóstolos, fazei com que nosso Papa Francisco, que constituístes sucessor de Pedro, seja para o vosso povo o princípio e o fundamento visível da unidade da fé e da comunhão na caridade. O Senhor o conserve e lhe dê vida e saúde, o faça feliz na terra e o guarde de todos os seus inimigos.” 

Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.

Domingo festa de São Pedro é Dia do Papa:

A missão do papa é superior às forças humanas, por isso Papa Francisco reza, e pede continuamente para rezar por ele, para que possa cumprir sua missão. E nós temos a importante tarefa de rezar pelo papa, e de compreender o seu ensinamento que aplica o Evangelho para a situação atual da Igreja e da humanidade.

O papa é sucessor de Pedro para confirmar os cristãos no caminho de Jesus. Ele continua declarando que Jesus é o Messias prometido, o Filho de Deus que nos salvou colocando seu amor misericordioso no lugar de nossa maldade.

Papa Francisco tem grande sensibilidade, tem seus sofrimentos humanos, mas supera-se como pai que tem amor para todos os seus filhos ele se entrega à sua missão sem poupar forças.Durante a historia da Igreja tivemos 266 papas. Agradecemos a Deus porque a maioria dos papas foram pessoas santas, e alguns deram a vida no martírio. Alguns papas como seres humanos tiveram falhas no seu comportamento moral. Porém sempre conservaram a Igreja na fé em Cristo e no caminho do Evangelho.

SÃO PEDRO E SÃO PAULO

SÃO PEDRO E SÃO PAULO

  1. Pedro apóstolo
    Pedro era pescador de peixes. Jesus o chama a ser pescador de homens. Lhe muda o nome:
    “Tu te chamarás Cefas”
    (Rocha, Pedra). Lhe confia uma nova missão: Toma conta do meu rebanho.
    Pedro se colocou totalmente a serviço do Evangelho e da Igreja, até sofrer o martírio em Roma, no circo de Nero, no ano 64 d.C.
  2. Paulo apóstolo
    Fariseu, perseguidor dos cristãos, após a conversão se torna grande pregador do Evangelho. Sofreu o martírio em Roma no ano 67 d.C.

Diante da morte iminente, lembra a sua vida com quatro imagens.

1a. “Quanto a mim, estou sendo oferecido em libação”. A libação era a oferta que se fazia às divindades, derramando sobre um braseiro aceso, vinho, azeite ou outros líquidos. Paulo está derramando, em libação, o seu sangue.

2a. Chegou a hora de soltar as velas para a última viagem, ao encontro de Cristo.

3a. “Combati o bom combate”. Na segunda carta aos Corintios (Cor 11, 23-28), Paulo faz uma descrição impressionante de tudo o que passou:

  • fadigas e duros trabalhos, prisões, maus tratos, naufrágios, inúmeras viagens
  • perigos de vida nos rios, na cidade, em regiões desertas, no mar
  • perigos por parte dos ladrões, dos judeus, dos pagãos, dos falsos irmãos
  • muitas noites sem dormir, fome e sede, jejuns, frio, desprovido de agasalho.

4a. “Terminei a minha corrida, guardei a fé”
Paulo é um atleta que, no estádio, chegou ao fim da corrida. Agora ele tem a certeza que Deus lhe entregará a coroa do vencedor (prometida a todos…).

DIA DO PAPA
Papa Francisco está bem idoso: 85 anos. Atualmente sofre dores num joelho que continuam a atormetá-lo e o obrigam a usar uma cadeira de rodas e se apoiar num bastão. Mas continua firme:
em julho irá visitar o Canadá. Rezemos por ele.

Que possamos amar e sermos fiéis a Cristo e à Igreja como o foram os apóstolos Pedro e Paulo.

Pe. Luiz Mandelli