10º ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS

10º ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS

24 de Junho – Nazaré: tornar o amor normal!

A humildade de Nazaré Observando a família de Jesus, Maria e José, cada família pode redescobrir o seu chamado, pode começar a entender-se um pouco mais, orientar-se no caminho da vida e sentir-se atraída pela alegria do Evangelho.

É importante não esquecermos que o Filho de Deus feito homem viveu por muitos anos no seio de uma família humana normal e humilde. Pois é justamente nas realidades humildes e normais que o Senhor deseja entrar e habitar. Hoje, na nossa humilde e normal existência, sob o modelo da pequena Nazaré, composta por “uma oficina, quatro casas, uma aldeia insignificante”, pode tornar-se o lugar eleito por Deus como morada do Seu filho Jesus. Ninguém deve sentir-se excluído desse grande e surpreendente dom!

Tornar o amor normal | O tempo que Jesus viveu em Nazaré, no seio da Sagrada Família, ilumina de um modo novo a vida de cada uma das nossas famílias: o ritmo quotidiano da vida, aparentemente insignificante e sem sentido, pode-se traduzir numa nova forma de realizar a chamada específica da família: tornar o amor normal.

Dar lugar a Jesus | Para realizarmos o nosso chamado e tornarmos normal o amor, só podemos dar lugar a Jesus.  “Trata-se de aprender a descobrir Jesus no rosto dos outros, na sua voz, nas suas reivindicações” (Evangelii Gaudium, 91). Os nossos relacionamentos são sempre ocasiões propícias e favoráveis para viver a nossa relação com Cristo; eles representam para nós a possibilidade de encontrarmos o rosto de Cristo, a sua voz, as suas reivindicações.

Fazendo com que o amor se torne normal, cada família pode oferecer ao mundo uma contribuição insubstituível, para que se cresça no verdadeiro amor e na solidariedade autêntica. Nenhuma outra escola pode ensinar o amor autêntico, genuíno, alcançável e convincente como uma família.

Sugestões de reflexão em casal/família:

•  Como podemos “tornar o amor normal” na nossa família?

•  Como podemos “dar espaço a Jesus” na nossa família?Oração espontânea pela família.

LEITURA ORANTE – ”Sagrado Coração de Jesus – Em busca da ovelha perdida” – Sexta-feira 24/06/2022

Sexta f. – SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

= Lc 15,3-7 = Em busca da ovelha perdida

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º LER Escuta a Palavra de Deus!

3 Então lhes propôs a seguinte parábola:

4 Quem de vós que, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la?

5 E depois de encontrá-la, a põe nos ombros, cheio de júbilo,

6 e, voltando para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Regozijai-vos comigo, achei a minha ovelha que se havia perdido.

7 Digo-vos que assim haverá maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.*

2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra

Coração significa o amor, a intimidade da pessoa. Jesus apareceu a Santa Maria Alacoque exclamando: “Olha o coração que amou imensamente os homens, e deles recebe ingratidão”. Jesus nos conhece e continua nos amando, apesar de constatar que são poucos aqueles que correspondem ao seu amor.

Jesus costumava ficar no meio do povo, pregando para todos, esperando que alguém abrisse seu coração à manifestação de Deus. Os publicanos e os pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar.

Os fariseus e os mestres da lei criticavam Jesus porque eles achavam-se justos e desprezavam os pecadores.

Jesus responde às críticas daqueles que se consideram justos, cheios de méritos, e se escandalizam da solidariedade para com os pecadores. Na realidade, quem é totalmente puro e justo perante Deus?

O amor do Pai é fundamento da atitude de Jesus diante dos homens. Com a parábola da ovelha perdida Jesus faz apelo supremo para que os doutores da Lei e os fariseus aceitem partilhar da alegria de Deus pela volta dos pecadores à dignidade da vida. Todos somos pecadores, mas não devemos ter medo, é necessário sermos humildes. Voltar a Deus com humildade, reconhecendo nosso afastamento de Deus, sem desculpar-se, sem comparar-se com os outros, mas só olhando para Jesus. Voltar com confiança, porque Deus é muito superior ao nosso pecado. Ele quer nos perdoar tudo, para que possamos participar de sua herança.

E Deus se alegra quando alguém é salvo. Deus se alegra conosco e com todos os seus anjos. Não vamos procurar desculpa para diminuir a nossa culpa, mas vamos confiar na misericórdia de Deus. Também vamos evitar as atitudes farisaicas reconhecendo que todos somos pecadores, todos necessitamos da misericórdia de Deus.

3º ORAR. Dialogar com Deus

Obrigado, Jesus, porque você nos ensinou que Deus nos criou para a felicidade eterna e quando nos perdemos pelo o pecado, quando nos afastamos de Deus, ele vem atrás de nós para nos salvar. Que alegria saber que tem festa no céu por um pecador arrependido. Quando o pecador se converte participa desta alegria.

Que seu Espírito Santo nos dê a graça do arrependimento que sentimos no coração; obrigado pelos irmãos que oram por nós e que nos aconselham.

4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?

As palavras e a reflexão deixam lugar ao silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.

Contemplar com amor o que senti no coração durante este encontro com Deus.ORAÇÃO FINAL em agradecimento