LEITURA ORANTE – ”Guardai-vos dos falsos profetas. Pelos seus frutos os conhecereis!” – Quarta-feira 22/06/2022

Mt 7,15-20 = Guardai-vos dos falsos profetas. Pelos seus frutos os conhecereis!

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º LER Escuta a Palavra de Deus!

15 Guardai-vos dos falsos profetas. Eles vêm a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos arrebatadores.

16 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinhos e figos dos abrolhos?

17 Toda árvore boa dá bons frutos; toda árvore má dá maus frutos.

18 Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má, bons frutos.

19 Toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo.

20 Pelos seus frutos os conhecereis.

2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra

Guardai-vos dos falsos profetas

No mundo sempre houve pessoas querendo impor sua opinião, suas teorias, seu domínio, às vezes até em nome de Deus. Jesus os chama de falsos profetas, pessoas interesseiras que enganam aos outros por orgulho, por ganância. Realmente vivemos em um mundo em que há muitas trapaças, muitas ilusões de sucesso. Isso acontece não somente no mundo, mas também na comunidade da Igreja. Sempre aparecem pessoas que exploram a fé do povo, muitos cristãos simples são vítimas desses falsos profetas.

É falso profeta se está puxando as pessoas para seu lado, procurando vantagens próprias, querendo aparecer, disfarçar, mentir, quem não ama os outros, mas os julga e condena. É falso profeta quem não anuncia Jesus Cristo crucificado, para nos salvar, mas só fala em sucesso e bem estar.

Às vezes nós também podemos ser falsos profetas quando afirmamos a nossa opinião como sendo a única verdade, sem ouvir a opinião dos outros, até querendo nos impor aos outros.

É necessário ter discernimento: Jesus ensina como saber distinguir o profeta de Deus e o falso profeta. Pelos seus frutos os conhecereis. A fé não é somente uma opinião ou uma doutrina, mas é uma vida dedicada ao amor a Deus e ao próximo. Importante é olhar os frutos, as suas ações. É profeta de Deus se está fazendo as coisas do jeito de Jesus, por amor desinteressado.

São Paulo nos ensina quais são os frutos da carne: o egoísmo, a luxúria, o orgulho, a falsidade. E quais são os frutos do Espírito: a paz, a alegria, a bondade e a generosidade.

Toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo. Falsos profetas existiam também nas primeiras comunidades cristãs. Os Apóstolos São Paulo, São João em suas cartas esclarecem os cristãos e pedem a seus bispos para corrigi-los, e tirar da comunidade quem não se corrigir. Quem escandaliza a comunidade será cortado e merece o fogo do inferno.

3º ORAR. Dialogar com Deus

Jesus, dá-me o discernimento para distinguir o que é segundo Deus e o que me afasta dele, que eu seja generoso no seguir as inspirações do espírito bom que me leva a servir aos irmãos com humildade. Senhor, que eu não seja falso profeta sendo relaxado na comunidade, ou pior fazendo os meus interesses.

4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?

As palavras e a reflexão deixam lugar ao silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.

Contemplar com amor o que senti no coração durante este encontro com Deus.ORAÇÃO FINAL em agradecimento