LEITURA ORANTE – ” Pérola aos porcos, fazer o bem aos outros, porta estreita.” – Terça-feira 21/06/2022

12 Comum Terça f. =
Mt 7,6. 12-14 = Pérola aos porcos, fazer o bem aos outros, porta estreita.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º LER Escuta a Palavra de Deus!

6 Não lanceis aos cães as coisas santas, não atireis aos porcos as vossas pérolas, para que não as calquem com os seus pés, e, voltando-se contra vós, vos despedacem.

12 Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a lei e os profetas.*

13 Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição e numerosos são os que por aí entram.
14 Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram.

2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra
Prudência:
Não lanceis aos cães as coisas santas. Jesus evangelizava para revelar os mistérios do Reino de Deus.
Aos discípulos revelava sua intimidade com o Pai.
Mas ao povo falava somente em parábolas, assim os que tinham coração fechado não ficavam fazendo gozação dos mistérios do Reino de Deus. Por isso pede a seus discípulos para serem prudentes e não espalhar as pérolas do Reino entre pessoas que não estão preparadas para recebe-las.
Quem por imprudência ou por vanglória vai espalhando as coisas santas do Reino de Deus terá como resultado gozação e desprezo contra a sua pessoa e contra o Reino de Deus.

Caridade:
Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Devemos anunciar o Reino de Deus primeiro com a nossa vida e com nosso exemplo, e amar o próximo como a si mesmo, como fazia Jesus, e convidar à conversão. Dar o melhor de si, sem esperar que o outro retribua.
Mas podemos oferecer as coisas mais íntimas somente para quem se converte e procura o Reino de Deus.
Não se pode jogar missa e sacramentos, em cima de quem não quer se converter, de quem não quer compromisso.

Perseverança:
13 Entrai pela porta estreita, 14 Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram. Jesus mesmo é a porta do redil, pelo qual passam as suas ovelhas, ele é o único caminho que nos leva ao Pai, é o caminho de amar o próximo como a si mesmo levado até a perfeição, que é dar a vida pela salvação do irmão, como ele fez. Jesus pede para continuar com perseverança em seu caminho,

Porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição e numerosos são os que por aí entram. Se procuramos o que é fácil não conseguiremos viver a vida como Jesus viveu e encontraremos a perdição.

3º ORAR: Para dar minha resposta a Jesus.

Jesus, você é o modelo para nós seus discípulos, dá-nos fidelidade àquilo que você fez e nos ensinou. É difícil vencer nossa inclinação de procurar o que é fácil e gostoso. Dá-nos perseverar no caminho no meio das dificuldades que encontramos no mundo, e também que encontramos em nosso caráter, em nossos defeitos.

4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?
As palavras e a reflexão deixam lugar ao silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.
Contemplar com amor o que senti no coração durante este encontro com Deus.

ORAÇÃO FINAL em agradecimento

ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS

Papa Francisco estará presente no 10º Encontro Mundial das Famílias que se realizará em Roma de 22 a 26 de junho e que contará com a presença de delegados das Conferências Episcopais de todo o mundo e representantes de movimentos internacionais envolvidos na pastoral familiar.

Ele disse: “A família é o lugar onde aprendemos a viver juntos, a conviver com os mais novos e os mais velhos. E, ao estarmos unidos, jovens, idosos, adultos, crianças, ao estarmos unidos nas diferenças, evangelizamos com o nosso exemplo de vida.”
“É claro que não existe a família perfeita. Mas tudo bem. Não devemos ter medo dos erros; devemos aprender com eles para podermos avançar. Não esqueçamos que Deus está conosco: na família, no bairro, na cidade onde vivemos, Ele está conosco. E Ele se preocupa conosco, está sempre conosco no vaivém do barco agitado pelo mar: quando discutimos, quando sofremos, quando estamos felizes, o Senhor está lá, nos acompanha, ajuda, corrige.”

O Festival das Famílias e o Congresso Teológico-Pastoral serão realizados na Sala Paulo VI. No dia 25 de junho, o Papa celebrará uma Santa Missa na Praça São Pedro concluindo o evento.

Leave a comment