LEITURA ORANTE – ”Primeira multiplicação dos pães.” – Quinta-feira 16/06/2022
Lc 9,11-17 = Primeira multiplicação dos pães.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º LER Escuta a Palavra de Deus!
11 Jesus recebeu a multidão e falava-lhes do Reino de Deus. Restabelecia também a saúde dos doentes.
12 Ora, o dia começava a declinar e os Doze foram dizer-lhe: Despede as turbas, para que vão pelas aldeias e sítios da vizinhança e procurem alimento e hospedagem, porque aqui estamos num lugar deserto.
13 Jesus replicou-lhes: Dai-lhes vós mesmos de comer. Retrucaram eles: Não temos mais do que cinco pães e dois peixes, a menos que nós mesmos vamos e compremos mantimentos para todo este povo.
14 (Pois eram quase cinco mil homens.) Jesus disse aos discípulos: Mandai-os sentar, divididos em grupos de cinqüenta.
15 Assim o fizeram e todos se assentaram.
16 Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, abençoou-os, partiu-os e deu-os a seus discípulos, para que os servissem ao povo.
17 E todos comeram e ficaram fartos. Do que sobrou recolheram ainda doze cestos de pedaços.*
2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra
Jesus vê uma grande multidão, enche-se de compaixão por eles porque necessitam de salvação espiritual e material.
Os discípulos veem a situação do lado humano, já é tarde, está na hora da refeição, e sentem que não têm possibilidade de atender a todo aquele povo e aconselham Jesus: “Despede as multidões para que possam ir aos povoados comprar comida”.
Mas Jesus pede para os discípulos atender aos que tem fome.
E quando eles constatam a própria incapacidade, pede para dar o pouco que tem: “Temos cinco pães e dois peixes”.
Então pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida partiu os pães e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram à multidão. Todos comeram e ficaram satisfeitos. Jesus, a partir daquele pouco, sacia a multidão, com o seu poder. Mas pede que sejam os apóstolos a distribuir o pão multiplicado, Jesus quer colaboradores na obra de seu Reino.
Com a multiplicação dos pães Jesus mostra o amor poderoso de Deus que está agindo no seu Reino e pede confiança. Mas também manda recolher os pedaços que sobram, para que a graça de Deus não seja desperdiçada. Tudo isso é sinal visível que o Reino de Deus já começou.
A multiplicação dos pães é um sinal que prepara o Dom Maior: JESUS SE ENTREGA A NÓS NA EUCARISTIA, O CORPO DE CRISTO DADO PRA A SALVAÇÃO DO MUNDO.
Os discípulos sozinhos não podem nada, mas com Jesus podem saciar o povo. Jesus é o Salvador esperado. Todo dia Deus não multiplica o pão, mas dá de graça o sol, a chuva, a fertilidade da terra,… e nos pede que façamos nossa parte de trabalho para repartir com os outros.
– O problema da fome não depende de Deus, mas do nosso egoísmo que quer se apropriar da terra, para se enriquecer, e em poucos anos se apropriará também da água e do ar.
3º ORAR. Dialogar com Deus
Jesus, hoje você se entrega em nossas mãos na EUCARISTIA. Queremos celebrar e adorar seu infinito amor que nos faz participar de sua ALIANÇA COM O PAI. Mas imensa multidão necessita de você, todos os homens que procuram um alimento que seja capaz de saciar sua fome de justiça, de amor e de paz, estão necessitando de alimento para o corpo e de um alimento espiritual. Você quer atender a eles, e quer necessitar de nós: “Quantos pães tendes?” o que temos é pouco, mas você nos envia confiando no seu poder misericordioso. Aumenta nossa fé e nosso amor aos irmãos necessitados.
4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?
As palavras e a reflexão deixam lugar ao silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.
Contemplar com amor o que senti no coração durante este encontro com Deus.
Para quem tem fé o Corpo de Cristo é a forma mais íntima de comunhão possível nesta vida terrena. Deus nos ama, e o amor tende à união, Deus se uniu à natureza humana pela Encarnação. Na Encarnação, Deus se uniu à natureza humana, assumida pela pessoa do Verbo.
Mas Deus queria unir-se com todos e cada um dos homens. E o fez. Pela Eucaristia, Deus se une com todos os homens que comungam. O Sacramento da Eucaristia é a síntese maravilhosa do amor de Deus aos homens. A Eucaristia é união da família de Deus em que Jesus reparte o pão entre os irmãos como fazia entre seus discípulos.ORAÇÃO FINAL em agradecimento