LEITURA ORANTE – ”O Espírito da verdade vos comunicará tudo.” Domingo 12/06/2022

Jo 16,12-15 = O Espírito da verdade vos comunicará tudo

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º LER Escuta a Palavra de Deus!

12 Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora.

13 Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão.

14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará.

15 Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse: Há de receber do que é meu, e vo-lo anunciará.

2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra

12 Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora.

Jesus falou a seus discípulos através de uma linguagem simples. Pouco a pouco, durante os três anos de sua vida pública, foi revelando o Reino de Deus. Mas os discípulos não estavam preparados para participar de toda a realidade do Plano de Deus. Essa obra será realizada em cada coração pelo Espírito Santo.

Durante a Santa Ceia Jesus revela a seus discípulos o Plano de Deus: Eu sou a verdade, a realidade definitiva que o Pai quer realizar na criação, eu quero transmitir tudo para vocês.

Deus criou este mundo tão imenso, e nele colocou um coração, que é o ser humano. O ser humano é a criatura mais preciosa da criação, porque feita “a imagem e semelhança de Deus”. Como? Deus é amor e fez o ser humano com a liberdade e a capacidade de amar: amar a Deus e ao próximo, solidariedade entre as criaturas.

Deus é festa e a criação é festa de amor, felicidade e beleza: o Paraiso terrestre é Deus que faz festa com suas criaturas.

Mas esta beleza não durou muito, porque o ser humano por orgulho quis “ser como Deus”, e colocando-se contra Deus estragou sua beleza, e criando rivalidades entre os seres humanos.

Mas Deus continua amando sua criatura, e envia seu Filho Jesus, formado pelo Espírito Santo no seio puríssimo de Maria, para salvar o ser humano de seu pecado, e doar-lhe novamente a capacidade de amar. Jesus tem o amor, a vida divina, tudo recebeu do Pai, tudo quer nos participar. Neste mundo deturpado pelo egoísmo violento Jesus coloca seu amor.

Mas não estamos puros, livres, para acolher o que ele quer nos dar, a vida do Filho de Deus. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade

O Pai e o Filho enviam o Espírito Santo à humanidade para renova-la, para que novamente possa amar a Deus e ao próximo. O Espírito Santo recebe o amor o que é de Jesus e o doa para nós. O Espírito me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse: Há de receber do que é meu, e vo-lo anunciará.

Só o Espírito de Jesus nos revela e faz participar de Jesus, purificando-nos, dando-nos alegria e generosidade no caminho de Deus. O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Festa da Trindade é a festa de Deus conosco: o Pai que nos criou por amor, o Filho que nos manifesta o amor Pai, e o Espírito Santo que nos une ao Filho para que participemos da vida da Trindade.

Nesta festa contemplamos a humanidade e cada um de nós vivendo no seio da Trindade, procurando ter entre nós um relacionamento de amor puro de todo orgulho e egoísmo.

3º ORAR. Dialogar com Deus

Jesus, obrigado porque você nos revelou a vontade do Pai ao criar este mundo, e se fez nosso irmão para nos salvar de nosso egoísmo, e colocar seu Espírito Santo em nossos corações. Que nós possamos viver na Trindade em que mergulhamos a partir do Batismo, e viver como você, amando nossos irmãos como você nos amou, entregando até sua vida na cruz. Que possamos imitar você que nos deu o exemplo até lavando os pés dos discípulos.

4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?

As palavras e a reflexão deixam lugar ao silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.

Contemplar com amor o que senti no coração durante este encontro com Deus.ORAÇÃO FINAL em agradecimento