LEITURA ORANTE – ”Missão dos discípulos.” Sábado 11/06/2022
Mt 10,7-13 Missão dos discípulos
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º LER Escuta a Palavra de Deus!
7 Por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo.
9 Não leveis nem ouro, nem prata, nem dinheiro em vossos cintos,
10 nem mochila para a viagem, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão; pois o operário merece o seu sustento.*
11 Nas cidades ou aldeias onde entrardes, informai-vos se há alguém ali digno de vos receber; ficai ali até a vossa partida.
12 Entrando numa casa, saudai-a: Paz a esta casa.
13 Se aquela casa for digna, descerá sobre ela vossa paz; se, porém, não o for, vosso voto de paz retornará a vós.
2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra
Os discípulos ficaram muito tempo com seu Mestre e junto com ele testemunharam como o Reino de Deus vem pela ação de Jesus.
Então ele os enviou para anunciar a boa notícia do Reino de Deus que expulsa o reino do demônio. E deu o regulamento: Em primeiro lugar ir dois a dois, porque é pela convivência humana, pacífica, cheia de atenções um pelo outro que se mostra o verdadeiro amor a Deus. Jesus ensina que para evangelizar não basta só falar. É necessário viver e fazer, agir, tirar o mal colocar o bem, curar a doença do corpo e expulsar o maligno. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça dai!
Barnabé (filho de Consolação) foi o discípulo que vendeu tudo e seguiu Jesus. Era natural da ilha de Cipro, era dono de um campo. Depois de Pentecostes entregou aos Apóstolos aquilo eu ganhara com a venda de seu campo (At 4,36-37) e se consagrou à evangelização. Foi escolhido pelos Apóstolos para cumprir missões importantes nos primeiros anos da evangelização. “Homem virtuoso e cheio do Espírito Santo e de fé, exortava todos a perseverarem de coração firme no Senhor” (At 11,22-26). Apresentou Paulo à Igreja, foi companheiro dele na primeira viagem missionária e no primeiro Concílio de Jerusalém (At 9,27; 11,27-30; 13,1-15,33). Sua memória celebra-se dia 11 de junho nos ritos bizantino e sírio. Seu nome faz parte do Cânon Romano.
Hoje pedimos ao Pai que envie operários para sua messe, que sejam generosos como Barnabé, capazes de renunciar a seus bens para se dedicar totalmente ao serviço dos irmãos na evangelização.
3º ORAR. Dialogar com Deus
Jesus, você enviou seus discípulos anunciar o Reino de Deus, enviou Barnabé, que se desprendeu de tudo para cumprir a missão recebida. Ajuda-nos a sermos discípulos missionários como Barnabé, que levam o amor de Deus e a paz no meio de tantas pessoas necessitadas.
4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?
As palavras e a reflexão deixam lugar ao silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.
Contemplar com amor o que senti no coração durante este encontro com Deus.ORAÇÃO FINAL em agradecimento