Mt 5,27-32 = Não cometerás adultério.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º LER Escuta a Palavra de Deus!
27 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
28 Eu, porém, vos digo: todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração.
29 Se teu olho direito é para ti causa de queda, arranca-o e lança-o longe de ti, porque te é preferível perder-se um só dos teus membros, a que o teu corpo todo seja lançado na geena.
30 E se tua mão direita é para ti causa de queda, corta-a e lança-a longe de ti, porque te é preferível perder-se um só dos teus membros, a que o teu corpo inteiro seja atirado na geena.
31 Foi também dito: Todo aquele que rejeitar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.
32 Eu, porém, vos digo: todo aquele que rejeita sua mulher, a faz tornar-se adúltera, a não ser que se trate de matrimônio falso; e todo aquele que desposa uma mulher rejeitada comete um adultério.
2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra
“Ouvistes que foi dito aos antigos, mas eu vos digo…” Jesus é o Mestre que ensina a seus discípulos o modo de viver no Reino de Deus: Ele não fica com o mínimo que está escrito, mas leva à perfeição a lei de Moisés.
Todo aquele que olhar para uma mulher com desejo de possuí-la, já comete adultério com ela no seu coração”. A moral dos legalistas é só exterior, só não praticar o ato do adultério. A moral do discípulo de Jesus é exigente porque parte do coração, de dentro. Tão exigente que renuncia a olhar para mulher por cobiça.
USANDO LINGUAGEM SIMBÓLICA manda arrancar o olho, cortar o membro que é a ocasião do pecado. É uma linguagem bem expressiva que quer dizer renunciar a usar este membro para poder evitar o pecado.
Na sociedade existe a lei que permite o divórcio. Mas Jesus ensina a vontade de Deus que está na origem do matrimônio: A união do homem com a mulher deve ser ato de amor, este dura até o fim da vida. Naturalmente isso vale quando o matrimônio foi um ato válido, e não algo falso, forçado, contra a vontade dos dois.
A sexualidade humana é um instinto poderoso, que deve ser educado. É muito importante educar nossos jovens, a renunciar a satisfazer aos próprios instintos para poder seguir a Jesus com todo o coração.
3º ORAR. Dialogar com Deus
Senhor Jesus, você pediu um coração puro, e nós estamos vivendo numa sociedade que estimula e até o legaliza o abuso no campo afetivo e sexual como objeto de comércio. Perdoa os abusos de alguns membros do clero que a mídia aproveita para jogar lama sobre toda a Igreja.
Fortifica a Igreja para que continue a mostrar a verdade de Deus que não pode ser substituída por nenhuma lei. Inspira às nossas famílias e especialmente aos nossos jovens o amor para a santidade de vida matrimonial ou consagrada, que é exigente, mas agrada imensamente a você.
4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?
As palavras e a reflexão deixam lugar ao silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.
Contemplar com amor o que senti no coração durante este encontro com Deus.ORAÇÃO FINAL em agradecimento