LEITURA ORANTE – “Ascensão ao céu.” – Domingo 29/05/2022
Lc 24,46-53 = Ascensão ao céu.
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
46 Assim é que está escrito, e assim era necessário que Cristo padecesse, mas que ressurgisse dos mortos ao terceiro dia.
48 Vós sois as testemunhas de tudo isso.
49 Eu vos mandarei o Prometido de meu Pai; entretanto, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto.*
50 Depois os levou para Betânia e, levantando as mãos, os abençoou.
51 Enquanto os abençoava, separou-se deles e foi arrebatado ao céu.
52 Depois de o terem adorado, voltaram para Jerusalém com grande júbilo.
53 E permaneciam no templo, louvando e bendizendo a Deus.
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
Jesus ressuscitado aparece aos discípulos, é o mesmo que viveu com eles e foi crucificado, mas agora seu aspecto é diferente: não está mais sujeito às nossas limitações humanas porque ressuscitou, ele está presente junto aos seus discípulos, invisível, mas se torna visível para dar uma missão: Assim é que está escrito, e assim era necessário que Cristo padecesse, mas que ressurgisse dos mortos ao terceiro dia. Vós sois as testemunhas de tudo isso.
Jesus cumpriu sua missão: Durante três anos Jesus conviveu com os discípulos vivendo a beleza do Reino do amor de Deus. Mas era necessário que padecesse: ofereceu-se em sacrifício pelos pecados, tornou perfeitos aqueles que santificou, e agora entra na glória. Este é o caminho normal da criação: entregar-se ao Pai Criador para entrar na glória e sua vida.
Então Jesus se torna visível para dar uma missão: envia seus discípulos com o poder do Espírito Santo: para que em seu nome se pregasse a penitência e a remissão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém: Jesus deixa a pequena comunidade de seus discípulos para testemunhar no mundo a beleza do Reino de Deus.
Jesus subiu ao céu. Subir indica novo modo de existência em Deus, superior à existência na terra. Ir para o céu significa estar junto de Deus que está em todo lugar, amor que faz existir e viver. Nesta nova existência Jesus participa de todo o amor do Pai, do seu poder, de sua alegria que realiza plenamente todo seu ser, e é fonte do bem para toda a criação.
Agora os discípulos, que durante três anos conviveram com Jesus e experimentaram o amor de Deus, serão testemunhas deste amor. Jesus transmite aos discípulos a força do Espírito Santo para continuar sua missão até sua volta gloriosa no fim dos tempos.
Pela vontade do Senhor agora a Igreja testemunha que Jesus não é só uma pessoa que existiu no passado da humanidade, mas é o Vivente agora, é o Ressuscitado, é alguém que transforma a história e a humanidade. Testemunhar Cristo, ser cristão é mostrar coisas que são possíveis somente pela presença de Jesus ressuscitado entre nós.
Tudo o que há de bom na Igreja, tudo o que há de divino entre nós e fecunda a fraqueza humana, vem exclusivamente de Jesus. A ascensão de Jesus é o começo de nossa glorificação. Com Jesus uma parcela do nosso universo chegou definitivamente a Deus. Ele é a primícia dos que morreram, ele é a cabeça, e espera que também todos os membros e seu corpo místico sejam glorificados.
Agora os discípulos que experimentaram o amor do Pai serão testemunhas deste amor até que ele volte. Jesus transmite aos discípulos seus poderes, a força do Espírito Santo para continuar sua missão.
ORAR: Para dar minha resposta a Jesus.
Senhor Jesus, você cumpriu sua missão e agora da glória do Pai nos envia o Espírito Santo para levar o Reino de Deus a todas as nações. Toca meu coração para que acenda a chama da missão. Não posso ficar indiferente enquanto ao meu redor muitos não te conhecem. Quero transmitir-lhes a minha alegria de estar com você, quero rezar e pedir por eles.
Jesus, eu peço que quando faço a leitura orante das escrituras, você aumente minha fé, e me dê o Espirito Santo para ser testemunha, missionário, e possa anunciar com minha vida e minhas palavras que você está em minha vida e das pessoas que abrem seu coração.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.
A presença de Jesus na Igreja explica a sobrevivência da Igreja há 20 séculos, apesar de todas as fraquezas humanas dos cristãos, com tantas divisões e pecados. Neste espaço de tempo foram derrubados os impérios mais fortes e os reinos mais gloriosos. E a Igreja, na sua fraqueza e no poder de Deus, continua anunciando e testemunhando Jesus para que ele renove a vida da humanidade.