Jo 16,23-28 = Saí do Pai e vim ao mundo; deixo o mundo e volto para o Pai.
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
Em verdade, em verdade vos digo: o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo dará.
24 Até agora não pedistes nada em meu nome. Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja perfeita.
25 Disse-vos essas coisas em termos figurados e obscuros. Vem a hora em que já não vos falarei por meio de comparações e parábolas, mas vos falarei abertamente a respeito do Pai.
26 Naquele dia pedireis em meu nome, e já não digo que rogarei ao Pai por vós.
27 Pois o mesmo Pai vos ama, porque vós me amastes e crestes que saí de Deus.
28 Saí do Pai e vim ao mundo. Agora deixo o mundo e volto para junto do Pai.
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
Jesus nos fala abertamente porque nos envia o seu Espírito que nos conduz à verdade plena a respeito da nossa convivência com o Pai e com os irmãos, nos ilumina e nos fortifica.
O que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo dará. Até agora não pedistes nada em meu nome. Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja perfeita.
Pedir em nome de Jesus significa “em comunhão com Jesus”, tomar consciência da própria união com a pessoa de Jesus porque dependemos dele. A Igreja se acostumou a rezar e pedir: “Por nosso Senhor Jesus Cristo”.
Pedir em nome de Jesus não é somente falar o nome de Jesus sem compromisso ou solicitar o coração do Pai com a lembrança do Filho amado.
E procuramos assumir os seus sentimentos, desejos e aspirações como ele nos ensinou no Pai nosso. Em nome de Jesus significa que é o próprio Jesus que reza em nós como cabeça do Corpo Místico.
Naquele dia pedireis em meu nome, e já não digo que rogarei ao Pai por vós. Pois o mesmo Pai vos ama, porque vós me amastes e crestes que saí de Deus.
Deus Pai ama o Filho Jesus, e ama aqueles que amam Jesus. O Pai não nega nada a seu Filho, e àqueles que seguem seu Filho concede tudo o que pedem. O Pai ama quem obedece ao mandamento novo de Jesus: “amai-vos uns aos outros como eu vos amei”
Saí do Pai e vim ao mundo. Agora deixo o mundo e volto para junto do Pai.
Esta é a visão que Jesus tem de sua existência neste mundo: vim do Pai, vivi em favor da humanidade, e agora volto ao Pai.
Orar adorar, agradecer, pedir perdão a Jesus
Junto com Jesus rezamos e pedimos que o Pai seja glorificado como o nosso Criador, que venha a nós o seu reino de amor em que todo mundo cumpre sua vontade fazendo o bem a todas as criaturas.
Pedimos também o que temos necessidade para a vida de cada dia, evitando a tentação de procurar nossos interesses mesquinhos e egoístas. Pedimos o perdão dos nossos erros e a libertação dos males espirituais e físicos. Amem.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.
Oração final:
Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de vós.
Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte, chamai-me,
e mandai-me ir para Vós, para que com todos os santos vos louve.Por todos os séculos dos séculos. Amém.