LEITURA ORANTE – “A vossa tristeza se há de transformar em alegria.” – Sexta-feira 27/05/2022

Jo 16,20-23 = A vossa tristeza se há de transformar em alegria.

Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.

20 Em verdade, em verdade vos digo: haveis de lamentar e chorar, mas o mundo se há de alegrar. E haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza se há de transformar em alegria.

21 Quando a mulher está para dar à luz, sofre porque veio a sua hora. Mas, depois que deu à luz a criança, já não se lembra da aflição, por causa da alegria que sente de haver nascido um homem no mundo.

22 Assim também vós: sem dúvida, agora estais tristes, mas hei de ver-vos outra vez, e o vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará a vossa alegria.

23 Naquele dia não me perguntareis mais coisa alguma. 

Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.

Quando refletimos sobre nossa existência, temos desejos e perguntas para esclarecer sobre o sentido da vida, do futuro, porque o sofrimento faz parte da nossa vida na terra.

Os discípulos que acompanham Jesus lhe faziam perguntas e Jesus dava respostas e iluminava a vida com a luz de Deus.

Jesus os adverte que ficará com eles ainda pouco tempo.

Haveis de lamentar e chorar, e o mundo se há de alegrar, mas a vossa tristeza se há de transformar em alegria.

Nos dias da Paixão discípulos ficaram tristes porque Jesus foi tirado do meio deles. Mas depois da Ressurreição tiveram a certeza da verdade de Jesus, e depois da vinda do Espírito Santo sentiram uma alegria que os fortificou sempre também nos sofrimentos da perseguição.

A imagem da mulher na expectativa de dar à luz fala da fecundidade da dor. Toda realização que dá alegria é preparada por entrega que custa dor. Todo bem nos custa renúncia e sofrimento, mas o sacrifício por amor é fecundo.

A paixão e morte de Jesus é uma passagem para chegar à alegria da ressurreição. Jesus foi fiel, e o mundo não conseguiu derruba-lo.

Ninguém poderá tirar vossa alegria que está fundada no poder de Deus.  A alegria que o Espírito infunde, o mundo não a arrebata nem com suas perseguições.

Desde os primeiros tempos a Igreja sentiu a oposição das forças do mal, mas o Espírito Santo dava segurança e fortaleza para continuar no anúncio do Evangelho.

Nas incertezas dos acontecimentos, bons ou difíceis, sentimos insegurança, e fazemos perguntas, aos outros, e a Deus. Quando Jesus ressuscitou tudo foi esclarecido e não há mais necessidade de perguntas novas porque Jesus dá o Espírito Santo que ilumina e fortifica o coração com o dom da paz.

Orar adorar, agradecer, pedir perdão a Jesus

Jesus, sei que o Senhor está conosco também quando não o percebemos, porque o Senhor nos ama em qualquer situação, até quando nós estamos errados. Porém às vezes o cansaço e até o desânimo tomam conta de nosso coração. Pedimos a fé em você que venceu as forças do mal, e a confiança no bom resultado final, porque todo bem não depende somente de nossas pequenas forças humanas, mas é fecundado pela força do Espírito Santo.Contemplação:  perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.