Jo 16,16-20 = Haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza se há de transformar em alegria.
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
16 Ainda um pouco de tempo, e já me não vereis; e depois mais um pouco de tempo, e me tornareis a ver, porque vou para junto do Pai.*
17 Nisso alguns dos seus discípulos perguntavam uns aos outros: Que é isso que ele nos diz: Ainda um pouco de tempo, e não me vereis; e depois mais um pouco de tempo, e me tornareis a ver? E que significa também: Eu vou para o Pai?
18 Diziam então: Que significa este pouco de tempo de que fala? Não sabemos o que ele quer dizer.
19 Jesus notou que lho queriam perguntar e disse-lhes: Perguntais uns aos outros acerca do que eu disse: Ainda um pouco de tempo, e não me vereis; e depois mais um pouco de tempo, e me tornareis a ver.
20 Em verdade, em verdade vos digo: haveis de lamentar e chorar, mas o mundo se há de alegrar. E haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza se há de transformar em alegria.
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
Ainda um pouco de tempo, e já me não vereis; e depois mais um pouco de tempo, e me tornareis a ver, porque vou para junto do Pai. Durante a Santa Ceia Jesus avisa seus discípulos: Até agora a alegria dos discípulos é estar com Jesus, porque ele traz o amor do Pai, a vida eterna, ele favorece a convivência da pequena comunidade.
Porém dentro de pouco tempo acontecerá a paixão e morte. Esta morte, será alegria para o mundo e será tristeza para os discípulos.
Mas depois da ressurreição Jesus estará presente em todas as comunidades cristãs pelo seu Espírito, e haverá uma alegria que durará para sempre.
E a vossa tristeza se há de transformar em alegria. O que acontece no dia a dia da Igreja é que, apesar de não ver Jesus, a comunidade dos discípulos conhece por experiência e pelo testemunho do Espírito, que Jesus está vivo, está perto. Isto faz crescer a fé, então nossa tristeza se transforma em alegria.
Orar adorar, agradecer, pedir perdão a Jesus
Senhor Jesus, te agradeço pelas alegrias da minha vida, e peço que teu Espírito me ilumine para agradecer.
Mas também quantas tristezas, e nesta escuridão às vezes minha fé vacila. Então peço que você me dê a graça de encontrar pessoas amigas que me sustentem e iluminem para confiar em sua presença silenciosa, e saber esperar com fé que se realize sua promessa: “me tornareis a ver”.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.
Muitos cristãos estão esperando o fim dos tempos para que Jesus volte logo em triunfo. Mas Jesus não disse quando isso acontecerá.
Alegria e tristeza estão presentes no interior de nosso coração e da comunidade porque nesta terra somos viajantes rumo à verdadeira pátria. No dia a dia, na convivência com os outros há vida, há momentos de luz e de sombra: às vezes, tudo parece claro, há momentos de alegria, e tudo parece fácil, e há momentos de sofrimento, decepções.
Quem formou uma fé firme compreende o “misterioso silêncio de Deus” que está presente e nos ajudando em nossa provação. É uma experiência dolorida, mas é nela que descobrimos quanto a presença de Jesus é necessária à nossa perseverança. Nesta escuridão quem não tem fé se revolta, e quem tem fé procura a Deus, e sabe esperar.
Oração final:
Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de vós.
Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte, chamai-me,
e mandai-me ir para Vós, para que com todos os santos vos louve.Por todos os séculos dos séculos. Amém.