Jo 16,12-15 = O Espírito da verdade vos ensinará toda a verdade, e me glorificará.
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
12 Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora.
13 Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão.
14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará.
15 Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse: Há de receber do que é meu, e vo-lo anunciará.
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
Tudo o que o Pai possui é meu. Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora. Jesus realizou o ideal que o Pai queria ao criar este mundo, e como Mestre transmitiu tudo para seus discípulos.
Os discípulos estão com Jesus, mas tem seus limites humanos, e não conseguem receber tudo quanto o Mestre quer participar, não conseguem realizar esta vida eterna que começa nesta terra e será completa na ressurreição. Essa obra será realizada em cada coração pelo Espírito Santo. Jesus prepara os discípulos para receber o Espírito Santo e seguir suas inspirações.
Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão. Agora nós não estamos puros, livres, para acolher o que Jesus quer nos dar. O que nós conseguimos receber é bem pouco, especialmente quando não queremos nos purificar da mentalidade do mundo.
Será o Espirito Santo que na comunidade da Igreja e no coração de cada discípulo ajudará a acolher, em cada tempo e em cada situação, esta comunhão de vida que o Pai quer nos oferecer em Jesus.
Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. O Espírito Santo revelará o que Jesus já viveu em sua vida na terra como enviado do Pai, e ajudará os discípulos a compreender e viver esta convivência de filho com o Pai do céu.
Há de receber do que é meu, e vo-lo anunciará. É Jesus que hoje vive em sua Igreja. Na história da humanidade há épocas diferentes, culturas diferentes. Também hoje estamos numa cultura global impregnadas pelos meios de comunicação.
Mas a vida continua sempre a ser convivência de amor com Deus e com os irmãos. Na confusão das ideias atuais, só o Espírito de Jesus nos revela a verdade do caminho de Jesus e faz participar de Jesus, dando-nos alegria e generosidade. Pedimos a luz e a força do Espírito Santo que nos ilumine e estimule pera viver a Palavra de Deus que se manifesta em cada situação diferente de nossa existência e na vida da comunidade cristã.
Orar adorar, agradecer, pedir perdão a JesusJesus, derrama o Espírito Santo em nossos corações para contemplar e imitar seu modo de viver. Também pedimos que ilumine os que tem responsabilidade de orientar a Igreja em nossos dias para que continuem com fé e coragem em sua tarefa de pastores, e animem todos os cristãos a serem discípulos missionários de Jesus.