LEITURA ORANTE – “O defensor, o Espírito da verdade, dará testemunho de mim.” – Segunda-feira 23/05/2022

Jo 15,26-16,4 = O defensor, o Espírito da verdade, dará testemunho de mim.

Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.

26 Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.

27 Também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio

1 Disse-vos essas coisas para vos preservar de alguma queda.

2  Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que todo aquele que vos tirar a vida julgará prestar culto a Deus.

3 Procederão deste modo porque não conheceram o Pai, nem a mim.

4 Disse-vos, porém, essas palavras para que, quando chegar a hora, vos lembreis de que vo-lo anunciei. E não vo-las disse desde o princípio, porque estava convosco.

Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.

O Espírito da Verdade dá testemunho de Jesus.

Jesus dizia a verdade e defendia os fracos marginalizados pelos prepotentes e foi perseguido e expulso da sinagoga.

Jesus anuncia aos discípulos que por seu modo de viver darão testemunho de Jesus, porque este modo de viver será tão diferente da vida do mundo que despertará oposição e também a perseguição.

Também seus discípulos sofreram oposição daqueles que queriam dominar a sociedade. É o Espírito Santo que os fortifica em sua vivência de fé.

Não conheceram o Pai, nem a mim.

Por que há tantas perseguições? Os deuses do mundo são o sucesso, o bem-estar, o dinheiro, o prazer de dominar. O mundo presta culto a estes deuses, e não tolera quem segue um modo de viver diferente. Por isso acontecem perseguições por motivos “religiosos”. Na realidade estas religiões humanas não conhecem o Pai que Jesus veio revelar.

O Pai é Deus que ama todas suas criaturas, e as criou em uma variedade de mentalidade, e as acolhe em sua diversidade de culturas. O Pai ajuda cada criatura a se desenvolver e sustenta em sua fraqueza.

O Império de Roma cultivava os seus deuses para ter sucesso em seus empreendimentos de conquista de novos territórios, povos e riquezas. Os cristãos não adoravam os deuses de Roma, por isso eram acusados de todo fracasso dos exércitos romanos, e eram perseguidos.

A Igreja perseguida se torna mais pura e mais forte na sua vivência cristã, E nestas comunidades são mais numerosas as vocações à consagração a Deus e ao serviço aos irmãos. Sempre a experiência da Igreja foi que “O sangue dos mártires é semente de novos cristãos”.

Orar adorar, agradecer, pedir perdão a Jesus

Jesus, pedimos o dom do Espírito que nos fortifique e nos dê perseverança em nosso testemunho de vida cristã. Que a gente não se acomode à mentalidade do mundo buscando conforto e bem-estar, quando ainda há tantos nossos irmãos sofrendo perseguição em muitas nações por causa de sua fé. Ajuda também quem tem amor aos pobres e ajuda os fracos a viver. Especialmente pedimos que dê força aos políticos honestos que procuram o bem do povo, e não se deixam corromper pelo dinheiro.Contemplação:  perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.