6° Domingo da Páscoa

6° Domingo da Páscoa

” Vou, mas voltarei a vós”

Na hora de voltar para o Pai, Jesus revela aos discípulos como continuará presente na vida deles.

1. Primeira presença

“Se alguém guardar minhas palavras, eu e meu Pai viremos e faremos nele a nossa morada”.

Onde Deus está?

• Para os povos antigos:

   está no céu,

• Para os judeus: no Templo,

   a mansão do grande Rei,

•  Para Jesus: no coração de

    quem guarda sua Palavra.

Deus não está longe da gente. Para chegar a Deus, não é preciso atravessar um Oceano desconhecido ou fazer viagens no Espaço. Deus está no íntimo de nós.

“Quando já ninguém mais me escuta, Deus ainda me ouve. Quando já não posso falar com ninguém, a Deus sempre posso falar” (Bento XVI).

2. Segunda presença

“O Pai enviará o Espírito Santo, que vos ensinará e recordará tudo o que falei”

Ele é o Defensor, o Consolador. Papa Francisco prefere chamá-lo “o Companheiro de todos os dias”.

Ele vos recordará:   Jesus não  escreveu nada, mas suas palavras não foram esquecidas. O Espirito Santo  ajudou a lembrá-las quando eram transmitidas oralmente e quando, depois, foram colocadas por escrito.

Ele vos ensinará:   Jesus tinha dito “Tenho ainda muita coisa a vos dizer, mas não sois capazes de compreender agora”. Virá o Espírito e vos ajudará a entender as minhas palavras e vos ensinará como vivê-las.

3.  Terceira presença

Enfim, vendo os discípulos tristes e com medo, Jesus fala: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou.

Há muita falta de paz no mundo:

– onde os pobres são explorados pelos ricos,

– onde os fracos são explorados pelos fortes,

– onde os sem cultura são explorados pelos donos do saber,

– onde os de cor são discriminados pelos de outra cor,

– onde as mulheres são dominadas pelos homens.

Sejamos promotores da paz de Jesus.

Pe. Luis Mandelli

LEITURA ORANTE – “O Espírito Santo vos ensinará tudo.” – Domingo 22/05/2022

Jo 14,23-29 = O Espírito Santo vos ensinará tudo.

Oração invocando: Vinde, Espírito Santo

Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.

23 Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada.

24 Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. A palavra que tendes ouvido não é minha, mas sim do Pai que me enviou.

25 Disse-vos estas coisas enquanto estou convosco.

26 Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito.

27 Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize!

28 Ouvistes que eu vos disse: Vou e volto a vós. Se me amardes, certamente haveis de alegrar-vos, que vou para junto do Pai, porque o Pai é maior do que eu.

29 E disse-vos agora estas coisas, antes que aconteçam, para que creiais quando acontecerem.

Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.

Nós viremos a ele e nele faremos nossa morada.

Qual é o Plano de Deus? Deus é amor e nos criou para nós estarmos com ele e amá-lo com todo nosso ser, para corresponder ao amor com que Ele nos ama. Este é o sonho de Deus ao nos criar, e por isso o Filho de Deus se encarnou e se fez homem, para nos fazer participar de sua família e de sua felicidade. Este amor não é somente sentimento, sensação boa, mas é decisão de fazer sempre o bem.

Deus nos criou para que entremos a fazer parte da família divina: viver com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Como? Obedecendo ao seu mandamento de amar ao próximo. Nesta vida terrena sofremos por causa de nossos limites humanos, e cometemos muitas falhas. Mas Deus é misericordioso e continuamente quer nos levantar, porque ele gosta de nós, suas criaturas.

Quem ama Jesus e obedece a seus mandamentos, estará vivendo o amor, então Deus habitará nele e ele em Deus. Este amor é impossível para as forças humanas, mas é possível com a graça do Espírito Santo.

O Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito.

O Espírito não vem ensinar coisas novas aos discípulos, mas vem transmitir o que é de Jesus para viver as coisas do Reino de Deus nas diferentes situações em que nos encontramos em cada momento.

Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz.

A paz de Jesus nasce da união com ele. Paz com Deus e na convivência com os irmãos. É uma paz interior que comunica a segurança do auxílio divino, tranquilidade e alegria em meio às maiores tribulações e sacrifícios, é a paz que nasce da esperança do prêmio que receberemos no Céu. A paz de Jesus é feita de amor ao próximo que perdoa as ofensas e reparte entre os irmãos os bens recebidos.

Jesus coloca sua paz em contraposição à paz do mundo. Isso para nos dar a entender que não se refere à tranquilidade oferecida pelos bens de ordem material, mas a uma paz interior, a uma paz verdadeira e divina que enche nossa alma de consolos espirituais.

Orar adorar, agradecer, pedir perdão a Jesus

Jesus, você sempre fez a vontade do Pai porque se doou totalmente até o fim. O Pai entregou você para nós para ser nosso irmão e fazer-nos participar da sua vida divina. Que nossa vida seja digna de filhos que vivem com Deus na família divina.

Envia-nos o Espírito que nos ensine e ajude em nossa doação ao Pai e aos irmãos. Que nos ilumine para distinguir entre os nossos interesses egoístas e as necessidades dos outros, para atende-los com amor.

E doa-nos a paz que está no seu coração, e a sua alegria.

Contemplação perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.

Oração final:

Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me.

Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me.

Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me.

Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de vós.

Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte, chamai-me,

e mandai-me ir para Vós, para que com todos os santos vos louve.Por todos os séculos dos séculos. Amém.