Jo 14,23-29 = O Espírito Santo vos ensinará tudo.
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
23 Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada.
24 Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. A palavra que tendes ouvido não é minha, mas sim do Pai que me enviou.
25 Disse-vos estas coisas enquanto estou convosco.
26 Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito.
27 Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize!
28 Ouvistes que eu vos disse: Vou e volto a vós. Se me amardes, certamente haveis de alegrar-vos, que vou para junto do Pai, porque o Pai é maior do que eu.
29 E disse-vos agora estas coisas, antes que aconteçam, para que creiais quando acontecerem.
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
Nós viremos a ele e nele faremos nossa morada.
Qual é o Plano de Deus? Deus é amor e nos criou para nós estarmos com ele e amá-lo com todo nosso ser, para corresponder ao amor com que Ele nos ama. Este é o sonho de Deus ao nos criar, e por isso o Filho de Deus se encarnou e se fez homem, para nos fazer participar de sua família e de sua felicidade. Este amor não é somente sentimento, sensação boa, mas é decisão de fazer sempre o bem.
Deus nos criou para que entremos a fazer parte da família divina: viver com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Como? Obedecendo ao seu mandamento de amar ao próximo. Nesta vida terrena sofremos por causa de nossos limites humanos, e cometemos muitas falhas. Mas Deus é misericordioso e continuamente quer nos levantar, porque ele gosta de nós, suas criaturas.
Quem ama Jesus e obedece a seus mandamentos, estará vivendo o amor, então Deus habitará nele e ele em Deus. Este amor é impossível para as forças humanas, mas é possível com a graça do Espírito Santo.
O Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito.
O Espírito não vem ensinar coisas novas aos discípulos, mas vem transmitir o que é de Jesus para viver as coisas do Reino de Deus nas diferentes situações em que nos encontramos em cada momento.
Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz.
A paz de Jesus nasce da união com ele. Paz com Deus e na convivência com os irmãos. É uma paz interior que comunica a segurança do auxílio divino, tranquilidade e alegria em meio às maiores tribulações e sacrifícios, é a paz que nasce da esperança do prêmio que receberemos no Céu. A paz de Jesus é feita de amor ao próximo que perdoa as ofensas e reparte entre os irmãos os bens recebidos.
Jesus coloca sua paz em contraposição à paz do mundo. Isso para nos dar a entender que não se refere à tranquilidade oferecida pelos bens de ordem material, mas a uma paz interior, a uma paz verdadeira e divina que enche nossa alma de consolos espirituais.
Orar adorar, agradecer, pedir perdão a Jesus
Jesus, você sempre fez a vontade do Pai porque se doou totalmente até o fim. O Pai entregou você para nós para ser nosso irmão e fazer-nos participar da sua vida divina. Que nossa vida seja digna de filhos que vivem com Deus na família divina.
Envia-nos o Espírito que nos ensine e ajude em nossa doação ao Pai e aos irmãos. Que nos ilumine para distinguir entre os nossos interesses egoístas e as necessidades dos outros, para atende-los com amor.
E doa-nos a paz que está no seu coração, e a sua alegria.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.
Oração final:
Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de vós.
Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte, chamai-me,
e mandai-me ir para Vós, para que com todos os santos vos louve.Por todos os séculos dos séculos. Amém.