LEITURA ORANTE – “A videira e os ramos: nossa união com o Pai e o Filho.” – Quarta-feira 18/05/2022

Jo 15,1-8 = A videira e os ramos: nossa união com o Pai e o Filho.

Oração invocando: Vinde, Espírito Santo

Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.

1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará;

2 e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto.

3 Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado.

4 Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim.

5 Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

6 Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á.

7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito.

8 Nisto é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.

No Antigo Testamento Deus escolheu o Povo de Israel, e fez a Aliança para ser o seu povo e cuidou dele como o agricultor cuida da videira para produzir os frutos de obediência aos mandamentos da Aliança. Mas Israel foi infiel e levado para o exílio. Depois da purificação do exílio o povo voltou procurando ser mais fiel.

Mas o Verdadeiro Povo de Deus é aquele que tem Jesus Cristo como tronco e os cristãos como ramos que produzem os frutos esperados.

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. O Pai criou a humanidade e espera dela muitos frutos de bem. Nesta humanidade O Pai enviou seu Filho Jesus, ele sempre cumpriu a vontade do Pai ele é a videira verdadeira e produziu os frutos que o Pai esperava da humanidade.

Vós sois os ramos. Nós também devemos dar os frutos, porém podemos dar os frutos que o Pai espera de nós somente estando em comunhão com Jesus, que nos dará a sua força, o seu Espírito.

Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós…. Como podemos estar em comunhão com Jesus? Escutando suas palavras, especialmente amar o próximo como Jesus nos amou.

O agricultor poda a videira cortando os ramos que sugam a seiva sem dar frutos.  Jesus com seus ensinamentos ensinou os discípulos a renunciar às ações dos instintos que nos levam ao pecado, para encaminhar todas nossas forças a produzir os frutos de amor a Deus e ao próximo.

Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado Os discípulos se converteram e seguiram Jesus. Durante três anos ele foi formando seus discípulos na convivência de todo dia e com paciência os corrigiu de seus defeitos.

O Pai podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto A desordem que o pecado introduziu na nossa natureza dificulta a produção dos frutos esperados por Deus. Agora Deus poda, ilumina, julga e purifica aquele que a acolhe com fé a palavra de Jesus.

Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.

Jesus, você nos disse: pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito. quero obedecer a sua palavra, peço seu Espírito que me ilumine para produzir os frutos que o Pai espera de mim. Aumenta minha fé, especialmente quando estou unido a você pela Comunhão na Eucaristia.

Contemplação perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.

Oração final:

Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me.

Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me.

Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me.

Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de vós.

Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte, chamai-me,

e mandai-me ir para Vós, para que com todos os santos vos louve.Por todos os séculos dos séculos. Amém.