Jo 14,1-6 = Eu sou o caminho, a verdade e a vida.
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
1 Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim.*
2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar.*
3 Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais.
4 E vós conheceis o caminho para ir aonde vou.
5 Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?
6 Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
Durante a Última Ceia Jesus abre seu coração aos discípulos. Não se perturbe o vosso coração. Jesus anunciou a traição de Judas, a negação de Pedro e sua partida. Isso deixou os discípulos inseguros e perturbados pelo medo de ficar sozinhos no meio dos inimigos.
Tomé é um caráter desconfiado: “Senhor, não sabemos para onde vais”, e pede mais clareza.
Jesus pede confiança e revela: eu vim do Pai, revelei as coisas do Pai, e agora volto ao Pai. Depois eu voltarei e vos levarei comigo para que vocês fiquem comigo na felicidade do Pai.
Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Jesus é o caminho porque somente através dele encontramos o Pai.
Jesus é a verdade porque só ele é a verdadeira revelação do Pai.
Jesus é a vida porque está intimamente unido ao Pai, fonte de toda vida.
O mundo se agita porque quer todo conforto agora, já. Que nosso coração não fique perturbado pelos contratempos da vida. Jesus disse que agora nesta vida o mais importante é fé e perseverança no meio das contrariedades, e até das perseguições.
O passado já passou, e o entregamos à misericórdia de Deus.
O futuro ainda não chegou e não serve deixar-se dominar pela intranquilidade.
O importante é viver agora o presente da melhor maneira possível porque Jesus está sempre junto conosco.
Quem segue Jesus, tem lugar garantido onde ele está. É uma grande alegria para nós saber que temos nosso lugar já garantido junto de Deus. E quanto mais estamos perto de Jesus agora, mais estaremos perto dele também na eternidade.
Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.
Jesus, eu sei que nós somos criaturas de Deus, e nossa realização será voltar a Deus que é nosso criador. Que toda a minha vida seja orientada para este encontro que é fundamental. Que meu coração não fique perturbado pelos contratempos da vida, mas que fique confiante porque você fica continuamente perto de nós nos assistindo em nossa caminhada. Eu peço o que você prometeu: a perseverança e a alegria no Espírito.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.
13 de maio é aniversário da primeira Aparição de Nossa Senhora aos três pastorzinhos em Fátima.
Nossa Senhora recomendou oração e conversão e jejum, especialmente rezar o terço pela paz no mundo. Escutemos o pedido de nossa Mãe do Céu.