LEITURA ORANTE – “Eu e o Pai somos um.” – Quarta-feira 11/05/2022
Jo 12,44-50 = Vim como luz ao mundo
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
44 Entretanto, Jesus exclamou em voz alta: Aquele que crê em mim, crê não em mim, mas naquele que me enviou;
45 e aquele que me vê, vê aquele que me enviou.
46 Eu vim como luz ao mundo; assim, todo aquele que crer em mim não ficará nas trevas.
47 Se alguém ouve as minhas palavras e não as guarda, eu não o condenarei, porque não vim para condenar o mundo, mas para salvá-lo.
48 Quem me despreza e não recebe as minhas palavras, tem quem o julgue; a palavra que anunciei julgá-lo-á no último dia.
49 Em verdade, não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele mesmo me prescreveu o que devo dizer e o que devo ensinar.
50 E sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que digo, digo-o segundo me falou o Pai.
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
Eu vim como luz ao mundo; assim, todo aquele que crer em mim não ficará nas trevas. Jesus foi enviado pelo Pai com a missão de mostrar o amor do Pai pela sua criação, por isso fez muitos sinais que mostram o amor do Pai para a humanidade. O Evangelista João nos capítulos 2-19 descreve os “sete Sinais” de Jesus. Com esta passagem do Evangelho João encerra a primeira parte do seu evangelho, com o resultado que poucos judeus o acolheram como o Filho enviado pelo Pai.
Depois nos capítulos 13-19 descreverá o maior sinal será doar sua vida até ser levantado na cruz.
Nesta passagem do evangelho Jesus declara que veio para salvar, e não para condenar: quem crê em sua palavra é salvo, mas quem não crê está condenado pela “Palavra” porque em sua vida não praticou a “Palavra que revela o amor do Pai”.
Por isso ”grita”, ele exclama em voz alta: Aquele que crê em mim, crê não em mim, mas naquele que me enviou; Jesus é a Imagem do Pai, a Luz que manifesta o amor de Deus. O Pai vem a nós na humildade de Jesus. Crer em Jesus é crer no Pai. O Pai nada faz sem Jesus: Nos salva através de Jesus: O amor de Jesus até o sofrimento e a morte alcança o perdão e a salvação.
O mundo não subsiste sem Jesus. Não existe outro caminho de salvação. Quem tiver o coração arrependido e o acolhe, participa agora do mesmo estilo de vida, e amanhã participará da glória. Quem por orgulho rejeita Jesus Cristo, fica fora da salvação.
A palavra que anunciei julgá-lo-á no último dia. Jesus veio para salvar, não para condenar. No julgamento seremos comparados a Jesus, a Palavra, ele é o único modelo sobre o qual seremos julgados.
O Pai, que me enviou, ele mesmo me prescreveu o que devo dizer e o que devo ensinar. Jesus sempre está unido ao Pai que o enviou, e no seu modo de viver nós aprendemos a viver como filhos.
Quem agora obedece ao evangelho, procura viver as bem-aventuranças que Jesus viveu, amanhã participará da glória. Quem quer viver procurando seus interesses egoístas, segundo opinião do mundo, rejeita o Cristo, fica fora da salvação.
Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.
Jesus, obrigado porque você nos trouxe a misericórdia do Pai, quero seguir você, por isso fico sempre meditando o seu evangelho. Quero me esforçar para ser luz e sal neste mundo que não te conhece. E também peço a graça de reconhecer minhas faltas, onde eu não vivo como você, para me manter na verdade e não condenar meus irmãos que também erram.Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.