LEITURA ORANTE – “Jesus a Nicodemos: Deus entregou ao mundo seu Filho único!” – Quarta-feira 27/04/2022
Jo 3,16-21 = Jesus a Nicodemos: Deus entregou ao mundo seu Filho único!
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.
16 Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele.
18 Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado; por que não crê no nome do Filho único de Deus.*
19 Ora, este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, pois as suas obras eram más.
20 Porquanto todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
21 Mas aquele que pratica a verdade, vem para a luz. Torna-se assim claro que as suas obras são feitas em Deus.
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
Deus Pai amou tanto o mundo que lhe deu seu Filho único para que o mundo seja salvo por ele.
Desde o início, o pecado entrou no mundo, e toda a criação está sujeita ao pecado.
Deus é amor, não quer castigar, mas quer salvar a sua criação e para nos salvar envia seu Filho: deu ao Filho a missão de amar até o fim das forças, sempre tentando salvar. Jesus manifestou que Deus é amor e quer salvar a todos.
Deus manifestou seu amor sem limites para a humanidade quando se encarnou no seio de Maria para fazer parte de sua criação, e redimi-la de seu pecado.
A Encarnação e a Redenção são manifestações do amor sem limites de Deus para com o homem.
Nós pregamos Jesus na cruz. Ele amou e obedeceu ao Pai, e perdoou à humanidade, levantado na cruz tornou-se fonte se salvação para toda a humanidade. Todos aqueles que se convertem e se entregam a ele participam de seu perdão e de sua vida de amor.
Deus não força a nossa liberdade. Crer e amar depende da nossa decisão, de nossa vontade.
Todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
Quem ama a maldade, fica no mal que faz. Prefere a escuridão, para que não apareça que suas obras são más. Quem não segue o modo de viver de Jesus recusa a verdade, que é Cristo, fica no seu pecado, na condenação.Quem não crê, condena-se a si mesmo, porque se coloca nas trevas, longe de Cristo.
Mas aquele que pratica a verdade, vem para a luz. Torna-se assim claro que as suas obras são feitas em Deus. A vida eterna começa agora, quando seguimos Jesus, praticamos a verdade, e fazemos nossas obras em Deus, quando olhamos com fé o Filho de Deus levantado na cruz no nosso lugar.
Enquanto vivemos, encontraremos sempre em Jesus o Salvador. Por mais graves e muitos que sejam nossos pecados, sempre conseguiremos o perdão se demonstrarmos sincero arrependimento.
Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.
Jesus, quantas faltas cometemos, quanta maldade há no coração humano. Se o Pai aplicasse logo sua justiça, quem seria salvo? Mas o Pai quer salvar sua criação, e por isso a entregou a você, o Filho, o único santo, e você nos amou tanto que assumiu seus irmãos pecadores e os amou tanto que alcançou do Pai o perdão. Eu agradeço, e também quero perdoar.Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.