*O show que o Papa Francisco deu em sua homilia/sermão de ontem! É para não se cansar de ler e reler ler e reler *

“Você pode ter defeitos, ser ansioso e viver com raiva às vezes, mas não se esqueça que sua vida é a maior empresa do mundo. Só você pode evitar que ela vá ladeira abaixo. Muitos apreciam, admiram e amam você. Se você repensar isso ser feliz Não é ter um céu sem tempestade, uma estrada sem acidentes, trabalhar sem cansaço, relacionamentos sem decepções, você errou.
Ser feliz não é apenas apreciar o sorriso, mas também refletir sobre a tristeza.
Não é apenas comemorar os sucessos, mas aprender lições com os fracassos.
Não é apenas se sentir feliz com os aplausos, mas ser feliz no anonimato.
A vida vale a pena ser vivida, apesar de todos os desafios, mal-entendidos, períodos de crise. Ser feliz não é um destino do destino, mas uma conquista para quem consegue viajar dentro de si. Ser feliz é deixar de se sentir vítima dos problemas e se tornar o autor de sua própria história, você atravessa desertos fora de si mesmo, mas consegue encontrar um oásis nas profundezas de sua alma.
Ser feliz é agradecer por todas as manhãs, pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter a coragem de ouvir um “não”. É sentir-se seguro ao receber críticas, mesmo que sejam injustas. É beijar crianças, mimar pais, viver momentos poéticos com amigos, mesmo quando eles nos machucam.
Ser feliz é deixar viver a criatura que vive em cada um de nós, livre, feliz e simples. É ter maturidade para poder dizer: “Eu errei”. É ter coragem de dizer: “desculpe”. Significa ter a sensibilidade de dizer: “Preciso de você”. Significa ter a capacidade de dizer “eu te amo”.
Que sua vida se torne um jardim de oportunidades para ser feliz…
Que sua primavera seja amante da alegria. Que você seja um amante da sabedoria em seus invernos.
E quando você cometer um erro, comece de novo. Só então você será apaixonado pela vida. Você descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita.
Mas o uso de lágrimas é a tolerância à água. Use as perdas para treinar a paciência. Use insetos para esculpir a serenidade. Use a dor para polir o prazer. Use obstáculos para abrir janelas de inteligência.
Nunca desista… Nunca desista das pessoas que te amam. Nunca desista da felicidade, porque a vida é um show incrível.”

Papa Francisco
Feliz Páscoa !!

LEITURA ORANTE – “O sepulcro vazio” – Domingo 17/04/2022

Jo 20,1-9 = O sepulcro vazio.

Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.

Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.

1 No primeiro dia que se seguia ao sábado, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manhã cedo, quando ainda estava escuro. Viu a pedra removida do sepulcro.

2 Correu e foi dizer a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava: Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram!

3 Saiu então Pedro com aquele outro discípulo, e foram ao sepulcro.

4 Corriam juntos, mas aquele outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro. 

5 Inclinou-se e viu ali os panos no chão, mas não entrou.

6 Chegou Simão Pedro que o seguia, entrou no sepulcro e viu os panos postos no chão.

7 Viu também o sudário que estivera sobre a cabeça de Jesus. Não estava, porém, com os panos, mas enrolado num lugar à parte.

8 Então entrou também o discípulo que havia chegado primeiro ao sepulcro. Viu e creu.

9 Em verdade, ainda não haviam entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dentre os mortos.

Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?

No primeiro dia da semana Jesus ressuscita e o sepulcro fica vazio.

Maria Madalena com mais duas discípulas vão ao sepulcro, e o encontram vazio, mas não compreendem o que aconteceu. Também Pedro e João, avisados por Maria Madalena, vão correndo ver o sepulcro vazio e veem o sudário bem dobrado. Eles ainda não entendem as profecias da Escritura que falam de Jesus, segundo a qual Jesus devia sofrer, morrer e ressuscitar dentre os mortos.

Somente o discípulo João vê, começa a intuir e crê.

Jesus está vivo e continua junto dos seus, Ele não morre mais, porque seu corpo participa da vida eterna de Deus. Cristo ressuscitado é o começo da nova vida, da nova criação que Deus preparou para nós em Cristo.

Para a mente humana é impossível imaginar a ressurreição.

As pessoas materialistas dizem que com a morte termina tudo e a pessoa não existe mais.

Porém o ser humano tem desejo que continue alguma forma de sobrevivência. Por isso todas as culturas tem alguma forma de convivência com os entes queridos que nos precederam e dizem que estão nas estrelas, nas plantas e animais da natureza, ou até reencarnam sucessivamente para pagar os pecados passados. Ninguém imagina a ressurreição.

Mas Jesus ressuscitou e apareceu aos discípulos. É uma realidade que nunca conseguiremos compreender completamente nesta terra. Só com a luz do Espírito Santo podemos crer na ressurreição de nossa pessoa e nos engajar no modo de viver de Jesus Cristo. Pela fé já participamos da Nova e Eterna Aliança que Deus fez com nosso irmão Jesus Cristo, e por esta fé vivemos o amor solidário e nos doamos gratuitamente aos irmãos na esperança da vida eterna.

Hoje cremos na “Comunhão dos Santos” e na fé convivemos com Cristo ressuscitado, vivo entre nós, e temos a certeza que os santos e todos os que estão com Deus estão também conosco participando ativamente de nossa vida.

Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.

Jesus, você ressuscitou, mas quando aparece aos discípulos mostra as chagas da sua paixão. Ensina-me a ter uma fé completa que sabe unir meu desejo de vida plena com a paixão: agradecer pelas alegrias que encontro e suportar com fé os sofrimentos inevitáveis nesta vida na terra. Assim pela fé já começo a participar da força que vem da ressurreição.Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.