
Lc 1,26-38 – Anunciação do Anjo a Maria: Jesus é o Salvador
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo.
26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
27 a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria.
28 Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.
29 Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.
30 O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.
31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.
32 Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó,*
33 e o seu reino não terá fim.
34 Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem?
35 Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.
36 Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril,
37 porque a Deus nenhuma coisa é impossível.
38 Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.
2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.
A humanidade é feliz somente na obediência à vontade de Deus, o Criador. Mas desobedece e peca. Deus quer salvar a humanidade e quer depender da livre adesão da criatura humana: Maria é chamada a aceitar o plano de Deus.
“Alegra-te, agraciada repleta dos favores de Deus, cheia de graça”. O Anjo transmite a mensagem do mistério de Deus: “Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
Maria ainda é noiva de José, não está casada. E Deus entra na vida dela dando-lhe uma missão inesperada. Maria conserva a sua liberdade para aceitar ou recusar: não se sente escrava, mas serva ao serviço do Senhor e se põe a total disposição, com coração humilde. A concepção será obra do Poder do Altíssimo. Portanto o ser que vai nascer não será um simples homem, mas será o Filho de Deus.
“Eis aqui a serva do Senhor” Maria colabora com generosidade e assim começa a existência de Jesus, o nosso Salvador. A concepção de Jesus no seio de Maria é obra do Espírito Santo que renova a criação.
Pelo sim dela começa uma nova história para a humanidade. Quando o Filho de Deus se encarna, em sua pessoa eleva a natureza humana à dignidade de ser filho de Deus.
Deus nos cria sem nosso consentimento, mas para nos salvar, ele quer o nosso consentimento e colaboração. Agora cada um de nós é chamado a se unir pela fé a este Filho de Deus encarnado, e participar da divindade, vivendo no mesmo Espírito.
3º Oração:
Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.
Oh Maria, queremos imitar você que obedeceu e aceitou colaborar com Deus em seu plano de salvação. Me ajude para que possa realizar a vocação e a missão a que ele me chama, confiando e dando meu sim incondicional à sua vontade. Que eu seja capaz de escutar sua voz que me chama nas diferentes situações da vida, especialmente nas mais difíceis. Se eu obedecer, depois também eu poderei cantar o seu cântico: “O Senhor fez em mim maravilhas, santo é seu nome.”
4º Contemplação: Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus. ORAÇÃO FINAL em agradecimento