4° Domingo da Quaresma

Parábola do Pai, da sua misericórdia e alegria pelo filho perdido e encontrado.

Domingo passado: o nome de Deus: Eu sou aquele que sou. Papa Francisco: O nome de Deus é misericórdia.

1. Deus enfrenta as críticas  dos fariseus e mestres da Lei para ficar do lado dos perdidos.  O Pai enfrenta a ira do filho mais velho.

Jesus aos fariseus: “Deus não é como vocês pensam”.

Deus é misericordia. Deus é amor.

2.Deus procura o perdido. Deus não esquece. Continua amando o perdido.

3. Deus se interessa também por “um só” que se perdeu. Cada pessoa humana é única para Deus.

4. Deus se alegra e fica feliz quando encontra o perdido.

“O Pai correu ao encontro do filho, lançou-se ao pescoço dele e o cobriu de beijos”.

5. Para salvar os perdjdos, Deus não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós (Rom 8,32). 6. No filho perdido é contada também a nossa história. Tambem nós temos  que nos converter. Mas não tenhamos medo. Deus mesmo vem ao nosso encontro e nos acolhe em seus braços.

Pe. Luiz Mandelli

VISITA PASTORAL DO PADRE REGAN NA COMUNIDADE DA CAPELA SÃO PEDRO – ÁGUA DAS ABÓBORAS.

“Assim que saíram da sinagoga, dirigiram-se com Tiago e João à casa de Simão e André (Mc 1,29)

Tendo este exemplo de Jesus, de saída da sinagoga e firme na convocação do Papa Francisco em sermos uma “Igreja em saída”, nosso pároco Padre Regan realizou sua visita pastoral à Comunidade da Capela São Pedro – Água das Abóboras, neste mês de março.

Foram visitadas aproximadamente 32 famílias.

As famílias receberam Padre Regan e seus acompanhantes com muito carinho e atenção, ouvindo o evangelho, participando das orações e bênção das casas, não faltando momentos de descontração e bate-papo.

Padre Regan reforçou o convite para as missas celebradas sempre no 3º sábado de cada mês, às 18hrs, na Capela São Pedro, pois na missa temos a oportunidade de encontrar o Senhor ressuscitado — e sermos encontrados por Ele também.

E o convite para participação na visita do nosso arcebispo Dom Geremias Steinmetz à nossa Capela São Pedro. A celebração da missa ocorrerá no dia 21 de maio, às 18hrs.

A comunidade da Capela São Pedro agradece a disponibilidade e atenção dada pelo Padre Regan e convida a todos para participarem das nossas celebrações.

LEITURA ORANTE – “Anunciação do Anjo a Maria: Jesus é o Salvador” – Sexta-feira 25/03/2022

LEITURA ORANTE – “Anunciação do Anjo a Maria: Jesus é o Salvador” – Sexta-feira 25/03/2022

Lc 1,26-38 – Anunciação do Anjo a Maria: Jesus é o Salvador

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo.

26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,

27  a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria.

28 Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.

29 Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.

30 O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.

31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.

32 Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó,*

33 e o seu reino não terá fim.

34 Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem?

35 Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.

36 Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril,

37 porque a Deus nenhuma coisa é impossível.

38 Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.

2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.

A humanidade é feliz somente na obediência à vontade de Deus, o Criador. Mas desobedece e peca. Deus quer salvar a humanidade e quer depender da livre adesão da criatura humana: Maria é chamada a aceitar o plano de Deus.

“Alegra-te, agraciada repleta dos favores de Deus, cheia de graça”. O Anjo transmite a mensagem do mistério de Deus: “Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

Maria ainda é noiva de José, não está casada. E Deus entra na vida dela dando-lhe uma missão inesperada. Maria conserva a sua liberdade para aceitar ou recusar: não se sente escrava, mas serva ao serviço do Senhor e se põe a total disposição, com coração humilde. A concepção será obra do Poder do Altíssimo. Portanto o ser que vai nascer não será um simples homem, mas será o Filho de Deus.

“Eis aqui a serva do Senhor” Maria colabora com generosidade e assim começa a existência de Jesus, o nosso Salvador. A concepção de Jesus no seio de Maria é obra do Espírito Santo que renova a criação.

Pelo sim dela começa uma nova história para a humanidade. Quando o Filho de Deus se encarna, em sua pessoa eleva a natureza humana à dignidade de ser filho de Deus.

Deus nos cria sem nosso consentimento, mas para nos salvar, ele quer o nosso consentimento e colaboração. Agora cada um de nós é chamado a se unir pela fé a este Filho de Deus encarnado, e participar da divindade, vivendo no mesmo Espírito.

3º Oração:

Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.

Oh Maria, queremos imitar você que obedeceu e aceitou colaborar com Deus em seu plano de salvação. Me ajude para que possa realizar a vocação e a missão a que ele me chama, confiando e dando meu sim incondicional à sua vontade. Que eu seja capaz de escutar sua voz que me chama nas diferentes situações da vida, especialmente nas mais difíceis. Se eu obedecer, depois também eu poderei cantar o seu cântico: “O Senhor fez em mim maravilhas, santo é seu nome.”

4º Contemplação: Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus. ORAÇÃO FINAL em agradecimento